Resumo

Título do Artigo

MUDANÇA DE RUMO? O CASO DA JUNCKES DISTRIBUIDORA

Palavras Chave

Planejamento
Finanças
Marketing

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ana Paula Pereira dos Passos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
2 - Grasiele Cabral Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
3 - Renan Junckes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - florianopolis
4 - Helena Wollinger
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu

Reumo

O caso retrata a história da Junckes Distribuidora, uma empresa atacadista prestadora de serviços do ramo alimentício, na qual um dos sócios idealiza um projeto de expansão. Ele almejava investir em um novo empreendimento para atender pessoas físicas pela venda em varejo, trata-se assim, de uma decisão difícil, pois o negócio proposto compreende um novo público alvo, e o investimento pode descapitalizar a empresa, que atualmente está equilibrada financeiramente. É preciso decidir o que fazer, abrir ou não o negócio, levando em consideração os dados coletados e a situação atual da empresa.
O presente caso tem por finalidade permitir aos alunos vivenciar decisões relacionadas a abertura de um novo negócio, analisando os aspectos gerais da nova empresa e a viabilidade econômico-financeira, propondo soluções para os dilemas retratados. A proposta é fazer com que os alunos analisem os dados coletados e se coloquem no lugar dos sócios da Junckes Distribuidora e discutam qual a melhor alternativa para a empresa.
Este caso de ensino é baseado em fatos reais e para sua construção foram utilizados dados primários, coletados por meio de entrevista presencial com os sócios da empresa e dados secundários extraídos do trabalho de conclusão de curso de Renan Junckes, um dos personagens do caso, apresentado a Universidade Federal de Santa Catarina, para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.
Propõe-se que o caso seja aplicado nos cursos de graduação de Administração, em disciplinas de Estratégias Organizacionais, Marketing e Avaliação Financeira de Investimentos.
ALMEIDA, H. G.; SOUZA, R. L. S.; HANSEN, A. O. Influências do mix de Marketing e seu papel estratégico na conquista do mercado-alvo: uma pesquisa aplicada no comércio pereira-barretense. Revista Interatividade, v. 4, n. 2, p. 47-67, 2016. PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. ROSSI, C. A. V.; LUCE, F. B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.