Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE LEVAM À PROCRASTINAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA ACADÊMICA DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
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Palavras Chave

Antecedentes da Procrastinação Acadêmica
Desempenho Acadêmico
Desvio de Conduta

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Itzhak David Simão Kaveski
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
2 - Ilse Maria Beuren
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Maria Aparecida Cardozo
FACULDADE CAPIVARI (FUCAP) - Capivari de Baixo
4 - Adriano Dinomar Barp
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

A procrastinação representa um ato de atrasar desnecessariamente as tarefas ao ponto de experimentar um desconforto subjetivo. Quando a procrastinação ocorre no domínio das experiências educacionais, é conhecida como procrastinação acadêmica. Assim, algumas pesquisas têm buscado identificar os antecedentes da procrastinação acadêmica, tais como os motivos pessoais e situacionais. Além dos antecedentes, a influência da procrastinação acadêmica na vida universitária dos discentes também tem sido foco, em destaque para o desempenho acadêmico e o desvio de conduta.
A questão de pesquisa que orienta este estudo é a seguinte: Quais fatores são determinantes do comportamento procrastinador e qual a sua influência na vida acadêmica de discentes do curso de Ciências Contábeis? Assim, o estudo objetiva verificar os fatores que levam à procrastinação e sua influência na vida acadêmica de discentes do curso de Ciências Contábeis. Ressalta-se que os discentes foram solicitados a responder o questionário considerando somente as disciplinas da área contábil do curso, ou seja, excluindo-se as demais disciplinas do curso.
A partir da revisão da literatura, formulou-se três hipóteses de pesquisa. A partir do estudo de Klingsieck et al. (2013), foi possível elaborar a H1: Há uma relação significativa entre os motivos pessoais e situacionais e a procrastinação. Com base no estudo de Patrzek et al. (2014), estabeleceu-se a H2: Há uma relação positiva entre a procrastinação e o desvio de conduta acadêmica. Finalmente, Semprebon et al. (2017) auxiliou para formulação da H3: Há uma relação negativa entre a procrastinação e o desempenho acadêmico.
Uma pesquisa levantamento foi realizada com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de três universidades brasileiras (comunitária, particular e pública), em que os discentes foram solicitados a responder o instrumento de pesquisa considerando para tal somente as disciplinas da área contábil do curso. Assim, obteve-se um total de 225 questionários respondidos válidos. Para análise dos dados foi aplicada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais, por meio da modelagem de Mínimos Quadrados Parciais, valendo-se do software estatístico SmartPLS.
Os resultados da pesquisa indicam que os antecedentes pessoais e situacionais levam os discentes do curso de Ciências Contábeis a procrastinarem as tarefas de disciplinas da área contábil, aceitando-se H1. Confirma-se também que à influência do comportamento procrastinador na geração de desvio de conduta acadêmica dos discentes, aceitando-se H2. Verifica-se ainda que o comportamento procrastinador dos discentes afeta negativamente o desempenho acadêmico, confirmando-se a H3. Assim, a comunidade acadêmica deve auxiliar os estudantes a diminuírem o comportamento procrastinador.
Conclui-se com base nos resultados que os fatores pessoais e situacionais, em especial esses últimos, levam à procrastinação de discentes do curso de Ciências Contábeis em disciplinas da área contábil. Finalmente, que o comportamento procrastinador pode afetar tanto o desempenho acadêmico como o desvio de conduta dos discentes, o que pode colocar em risco as notas das disciplinas e acarretar na perda do curso. Todavia, instigam-se mais pesquisas explicativas já que o comportamento procrastinador pode afetar tanto o desempenho acadêmico como o desvio de conduta dos discentes.
Klingsieck, K.B., Grund, A., Schmid, S., & Fries, S. (2013). Why students procrastinate: A qualitative approach. Journal of College Student Development, 54(4). Patrzek, J., Sattler, S., Veen, F., Grunschel, C., & Fries, S. (2015). Investigating the effect of academic procrastination on the frequency and variety of academic misconduct: a panel study. Studies in Higher Education, 40(6). Semprebon, E., Amaro, H.D., & Beuren, I.M. (2017). A influência da procrastinação no desempenho acadêmico e o papel moderador do senso de poder pessoal. Education Policy Analysis Archives, 25(20).