Resumo

Título do Artigo

A CONTINUIDADE DAS PEQUENAS EMPRESAS NO SETOR VAREJISTA DE CALÇADOS: análise dos fatores de sucesso relacionados ao dirigente.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fatores de Sucesso
Dirigente de Pequena Empresa
Ciclo de Vida Organizacional

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - CELINA MIDORI ICHIKAWA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Câmpus de Três Lagoas
2 - Alexandre Farias Albuquerque
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Três Lagoas (CPTL)
3 - Nelson Yokoyama
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Três lagoas
4 - JOÃO PAULO PINHEIRO TOGUIA MOREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Três Lagoas

Reumo

A importância econômica, social e tecnológica das pequenas empresas (PEs) despertou o interesse de diversos pesquisadores a partir de 1970, na tentativa de compreender as especificidades, ou seja, as características próprias das pequenas empresas e, consequentemente, os fatores que contribuem para a continuidade destas, uma vez que as taxas de mortalidade das pequenas empresas continuam em alta (ALBUQUERQUE; ESCRIVÃO FILHO; CARVALHO, 2015). Ainda não existe consenso entre os pesquisadores acerca dos fatores de sucesso/mortalidade (BLACKBURN; KOVALAINEN, 2009).
Além de não existir uma especificação dos fatores de sucesso, universalmente aceita, a grande maioria dos estudos existentes não leva em consideração o estágio do ciclo de vida organizacional (CVO) das PEs. Este estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como os fatores de sucesso se manifestam durante os estágios do ciclo de vida das PEs do setor de calçados? Assim, o objetivo do artigo é descrever os fatores de sucesso relacionados ao dirigente e entender como eles se manifestam ao longo dos estágios do ciclo de vida das PEs do setor varejista de calçados de Mirandópolis-SP.
Os fatores que levam uma empresa ao sucesso estão relacionados ao dirigente, a organização e ao ambiente da pequena empresa. Os fatores pessoais ou relacionados ao dirigente são descritos por suas características individuais, habilidades e valores. Os fatores organizacionais caracterizam a estrutura, tecnologia, processos e áreas funcionais da pequena empresa. E os fatores ambientais são as forças do ambiente empresarial que estão fora do controle do empresário (MACHADO; ESPINHA, 2005). Este artigo busca analisar os fatores de sucesso relacionados ao dirigente.
A pesquisa pode ser classificada, segundo Silva e Menezes (2000), como: de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo descritivo, pois visa descrever os fatores sucesso das pequenas empresas; e de procedimento do tipo estudo de caso, pois envolve o estudo profundo de duas empresas do setor varejista de calçados no Município de Mirandópolis-SP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os proprietários dirigentes das pequenas empresas e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Nem todos os fatores identificados por Albuquerque, Escrivão Filho e Oliveira (2014) nas pesquisas realizadas no setor de vestuário foram identificados neste trabalho realizado no setor de calçados. Entretanto, cabe destacar que a característica individual ‘responsabilidade’ e o valor “pulso firme” identificado nesta pesquisa, não foram encontrados na literatura. Outro aspecto distinto foi que o fator experiência em gestão contribuiu para o sucesso da empresa A nos estágios 0 e 1. Nos estudos realizados no setor de vestuário a vivência em gestão só mostrou importância a partir do estágio 2.
Foi possível concluir por meio da análise de conteúdo que ter visão, dedicação, experiência no setor, habilidades técnicas, laços sociais e valores, como honestidade, humildade, decência, “pé no chão”, pulso “firme” e responsabilidade, contribuíram significativamente para a continuidade da empresa A que está consolidada no mercado há 24 anos. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a ausência desses fatores contribuiu significativamente para o encerramento da empresa B após 10 anos de atividade. Ressalva-se, entretanto, a necessidade de estudar mais empresas no setor de calçados.
ALBUQUERQUE, A. F.; ESCRIVAO FILHO, E. ; OLIVEIRA, J. . O Dirigente e a Mortalidade da Pequena Empresa: Análise dos Fatores Relevantes no Setor de Varejo de Vestuário. In: XIX Reunión Anual de la Red Pymes Mercosur, 2014, Campinas. BLACKBURN, R.; KOVALAINEN, A. Researching small firms and entrepreneurship: past, present and future. International Journal of Management Reviews,v.11, n.2, p.127-148, 2009. MACHADO, H. V.; ESPINHA, P. G.. Reflexões sobre as dimensões do fracasso e mortalidade de pequenas empresas. Revista Capital Científico, v.3, n.1, p.51-64, 2005.