Resumo

Título do Artigo

USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NA CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Smartphone
Graduação
Ciências Contábeis

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE
2 - Giovana Sordi Schiavi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - FCE
3 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração e Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Marcela Lorini
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
5 - ANGELA ROZANE LEAL DE SOUZA
-

Reumo

A expansão do uso das tecnologias móveis, principalmente pelo seu caráter portável e por suas diferentes características e funcionalidades, tem provocado mudanças evidentes na sociedade (BARBOSA et al., 2007; JARVENPAA; LANG, 2005), sendo uma dessas mudanças verificada no emprego de dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem.
Diante desse contexto, o interesse do presente artigo está em responder à seguinte problemática: Como o uso das tecnologias móveis, no ambiente educacional, caracteriza o contexto da sala de aula no ensino superior? Considerando os aspectos abordados na construção do problema de pesquisa, este estudo tem por objetivo caracterizar o contexto da sala de aula do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir do uso de smartphones.
Isso porque o emprego de dispositivos móveis na sala de aula viabiliza a construção do conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento, contribuindo com novas formas de comunicação entre discentes e docentes e permitindo o uso de novas metodologias de ensino no processo de ensino-aprendizagem (SAMBOIA, VARGAS; VIVA; 2013).
Para atingir o objeto proposto nesta pesquisa, serão identificadas as formas de uso do smartphone relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, por intermédio da aplicação de questionários aos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRGS. Posteriormente, a análise dos dados será feita por meio de estatística descritiva e bivariada, com o propósito de apresentar o uso do smartphone no contexto da sala de aula pelos estudantes.
Por meio do questionário, inicialmente, foram analisadas as distribuições de frequências em relação ao perfil das observações (idade, gênero e semestre em curso), a fim de caracterizar o grupo respondente. Posteriormente, foram avaliadas as medidas de tendência central e variabilidade de questões que discutiam sobre a influência da característica ‘portabilidade’ no uso dos smartphones; o impacto do uso dos smartphones (no convívio e interação em sociedade, no trabalho, na universidade e no lazer, bem como na aprendizagem); e, por fim, o período de uso dos smartphones de forma mais intensa.
De modo geral verificou-se que, apesar dos discentes destacarem a característica ‘portabilidade’ e as demais funcionalidades dos smartphones como fortes influenciadoras no convívio e interação em sociedade, no processo de aprendizagem, observou-se que o uso dos smartphones, pelos estudantes, influencia na aprendizagem, facilitando esse processo, contudo, a maioria dos alunos concorda parcialmente com essa afirmação, posto que tal uso é feito indiretamente pelos estudantes, não sendo uma prática de aula.
BARBOSA, J.; HAHN, R.; RABELLO, S.; PINTO, S. C. C.; BARBOSA, D. N. F. Computação móvel e ubíqua no contexto de uma graduação de referência. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 3, p. 53-65, 2007. JARVENPAA, S. L.; LANG, K. R. Managing the paradoxes of mobile technology. Ubiquitous computing. Information Systems Management, v. 22, n. 4, p. 7-23, 2005. SAMBOIA, J.; VARGAS, P. L.; VIVA, M. A. A. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras, v.1, n. 1, p. 1-13, 2013.