Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIO DINÂMICO: CRIAÇÃO DE VALOR E GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Vantagem Sustentável
Criação de Valor
Modelo de Negócios Dinâmicos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Soraya Cardoso Pongelupe Lopes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - Humberto Elias Garcia Lopes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Karina Garcia Coleta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
4 - Vivian Cândido Rodrigues
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Reumo

As alterações que o ambiente de negócio sofre devido ao uso das tecnologias de informação e comunicação marcam o cenário de negócios com movimentos rápidos e abertos à competição global, intervindo na integração e a organização de atividades que envolvem fornecedores, acionistas e clientes em redes informatizadas capazes de gerar mais valor e vantagem competitiva. Nessa perspectiva, o modelo de negócio dinâmico – MND — tem importância na literatura de estratégia, definindo-se como a base para a criação e captura de valor entre as partes envolvidas (Zott & Amit, 2014).
Então, considerando o ambiente de negócio instável e volátil, este estudo respondeu à seguinte pergunta: como transformar o Modelo de Negócios Canvas - BMC dinâmico capaz de criar valor e gerar vantagem competitiva sustentável? Este ensaio teórico teve como objetivos diferenciar os preceitos dos modelos de negócio estático e dinâmico, apresentar uma proposta de um modelo conceitual de atuação de um modelo de negócio dinâmico e avaliar a ferramenta Canvas na perspectiva dinâmica.
O estudo aprofundou na literatura de modelo de negócio- MN, criação de valor e capacidades dinâmicas para geração de vantagem sustentável, o que subsidiou a definição de um modelo de negócio dinâmico- MND. O estudo identificou 3 premissas que compõem o MND: interdependência e conexão dos elementos constituintes de um MN, MN atrelado à concepção estratégica das capacidades dinâmicas e a busca pela criação de valor e geração de vantagem sustentável das empresas. Dessa forma, foi possível a proposição de um modelo conceitual para MND e avaliação do MN Canvas na perspectiva de um modelo dinâmico.
Não se aplica - ensaio teórico
Não se aplica - ensaio teórico
Este estudo assume importância no fortalecimento da literatura de modelo de negócio- MN na perspectiva da dinâmica competitiva, definindo pressupostos para um modelo de negócio dinâmico MND, diferenciando-o do modelo estático e possibilitando a avaliação dos fatores que tornam o Canvas estático, incapaz de viabilizar uma lógica de negócio que crie valor e gere vantagem competitiva, além de compreender o MN como o desdobramento da concepção estratégica de criação e captura de valor que contribui para a vantagem competitiva do negócio (Pitelis, 2008; Casadesus- Masanell & Ricart, 2010).
Achtenhagen, L., Melin, L., & Naldi, L. (2013). Dynamics of business models–strategizing, critical capabilities and activities for sustained value creation. Long range planning. Demil, B., Lecocq. B; Ricart, J.: Zott,C. (2015). "Introduction to the special issue: Business model within the domain of strategic entrepreneurship." Strategic Entrepreneurship Journal. Osterwalder, A. and Y. Pigneur (2009). Business Model Generation. Lausanne, self-published. Teece, D. J. (2007). Explicating dynamic capabilities: The nature and microfoundations of enterprise performance. Strategic Management Journal.