Resumo

Título do Artigo

“COMO ELES E ELAS COMPRAM NA INTERNET?”: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO ONLINE DE UNIVERSITÁRIOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Consumo Online
Gênero
Universitários

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - MARILIA SOARES DA SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - SANTANA DO LIVRAMENTO
2 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Marina Valim Bandeira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
4 - Bibiana Giudice da Silva Cezar
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Nos últimos anos, o crescimento da comercialização pela internet tem introduzido os consumidores a uma nova forma de consumo, o que desperta o interesse de pesquisadores sobre o comportamento de consumidores deste canal. Além disso, o crescente debate sobre as questões relativas às diferenças entre os gêneros levam a questionar se as mesmas estão presentes também no que diz respeito ao consumo online.
Problema de Pesquisa: “Qual a relação entre o gênero e o comportamento de compra online de universitários?” Objetivo Geral: analisar a relação entre gênero e o comportamento de compra online de universitários.
O referencial teórico está dividido em: Comprando online: traz os principais pontos relativos ao consumo online, além de dados e as dimensões do consumo. Universitários e consumo: aspectos gerais sobre a relação entre a vida universitária e o consumo. Características do gênero: aborda características relativas ao consumo dos gêneros.
Pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo. Método Survey com aplicação do questionário de Ferreira (2013) sobre o comportamento de compra online dividido em cinco blocos: Atitudes Perante o E-commerce, Emoção, Conveniência, Confiança e Fidelização com estudantes de três universidades do município de Santana do Livramento, RS. Foi realizada amostragem probabilística aleatória estratificada, com margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%, totalizando uma amostra de 331. Para análise de dados utilizou-se a tabulação cruzada.
Os respondentes homens apresentaram maior praticidade em suas compras online, preferindo o consumo com maior frequência de produtos eletrônicos. Consideram a confiança e a fidelização determinantes para a compra online entretanto, confiam menos no canal do que as mulheres que são mais comparativas e sensatas, preferindo o consumo de roupas e acessórios. Estas consideram a emoção e confiança determinantes para a compra online.
Verificou-se diferenças significativas de comportamento de compra online entre os gêneros masculino e feminino corroborando com estudos anteriores, porém, apresentando algumas diferenças pelo contexto do qual foi aplicado a pesquisa.
FERREIRA, J. E-commerce e gênero: análise das percepções de compra do consumidor. Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado - Universidade de Lisboa Instituto superior de economia e gestão. SILVA, A.C.E et al. Um olhar sobre o comportamento de compra dos usuários da Internet. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, v. 07, n. 3, p.44-57, jul-set, 2000. Disponível em: Acesso em: 01 outubro. 2016. UNDERHILL, P. Vamos às compras: a ciência do consumo nos mercados globais. 2 ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.