Resumo

Título do Artigo

A Distância Psíquica em um Estudo Comparativo entre as Modelagens de Redes Neurais Artificiais e Regressão Linear Múltipla
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Distância Psíquica
Redes Neurais Artificiais
Regressão Linear Múltipla

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - TEREZA MARIA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
2 - Arnaldo Fernandes Matos Coelho
Universidade de Coimbra - FEUC
3 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

Beckerman (1956) afirmou existir um fator comportamental a influenciar a maneira pela qual os vendedores em um dado país enxergam os seus clientes como “mais próximos” do que a distância geográfica e a econômica. Tal sensibilidade aos fatores que podem impedir ou dificultar o livre exercício das transações internacionais é denominada distância psíquica. Apresentaremos os principais resultados obtidos a partir da aplicação do método de redes neurais artificiais e da técnica de regressão linear múltipla ao modelo que avalia o impacto da distância psíquica às exportações dos estados brasileiros.
No Brasil, estudos sobre a baixa participação no comércio internacional têm sido feitos principalmente por meio de questões relacionadas à influência adversa do ambiente macroeconômico do país. Então, pergunta-se: como o fluxo de exportações dos estados brasileiros é influenciado pela distância psíquica (DP) nas suas diversas dimensões? O objetivo central deste artigo é colocar lado a lado duas modelagens complementares, rede neural artificial (RNA) e regressão linear múltipla (RLM), e observar qual a contribuição deste exercício na aplicação em estudos do construto distância psíquica.
Estudos sobre DP parecem sofrer os sintomas da esquizofrenia nas definições e medidas que alternam entre uma perspectiva perceptual, subjetiva e um ponto de vista factual e objetivo (Nebus e Chai, 2014). Até os pesquisadores de Uppsala têm redefinido e refinado este conceito por décadas. Com a evolução dos estudos sobre a internacionalização de empresas, verificou-se que esse conceito surge como um fator que pode influenciar a natureza e a magnitude dos negócios internacionais, já que o comércio internacional de um país é resultante do somatório dos negócios internacionais de cada empresa.
Inicialmente será utilizada a modelagem por RNAs, método exploratório, que não conceitua o problema de modo matemático, uma vez que utiliza o cérebro humano e a sua estrutura para desenvolver uma estratégia de processamento e, confrontada com outros métodos estatísticos largamente empregados, as RNAs requerem um conhecimento mínimo da estrutura do problema, pois aprendem com os padrões apresentados a elas. E a outra modelagem é a de Regressão Linear Múltipla, um método confirmatório, mais difundido e convencional.
A modelagem por RNA, que não assume a linearidade das relações, levou a identificar a possibilidade da existência de efeitos duais. Isto é, que a distância geográfica ou a DP não seriam um continuum de situações, mas sim uma realidade bipolar em que a distância se contrapõe a uma proximidade. Coincidentemente o estudo dos efeitos quadráticos a partir da RLM apresenta um conjunto de resultados e evidências que vão na mesma direção. Algumas das dimensões da DP mostram possuir uma relação quadrática com a variável dependente.
A abordagem pelas RNAs destacou uma realidade dual nas relações. De um lado observa-se uma DP e uma distância econômica, e de outro uma proximidade psíquica e uma proximidade econômica. A RLM determinou haver um impacto principalmente econômico e secundariamente psíquico e que o pressuposto da linearidade das variáveis pode estar a omitir outros efeitos, uma vez que as regressões realizadas com efeitos quadráticos salientam a existência de uma realidade bipolar, de proximidade e distância.
Dow, D. e Karunaratna, A., (2006). Developing a multidimensional instrument to measure psychic distance stimuli, Journal of International Business Studies: 578-602. Dow, D. e Ferencikova, S., (2010). More than just national cultural distance: Testing new distance scales on FDI in Slovakia, International Business Review, Vol 19, (1), pp 46–58. Oliveira, T. M. & Coelho, A.F.M., (2016). O Impacto da Distância Psíquica nas Exportações dos Estados Brasileiros: Uma Aplicação da Modelagem de Redes Neurais. XL EnANPAD. Anais.