Resumo

Título do Artigo

Fusões e Aquisições no Ensino Superior à Luz da Teoria do Crescimento da Firma
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria do Crescimento da Firma
Fusões e Aquisições
Ensino Superior

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Edson Andrade dos Reis
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Raul Beal Partyka
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Fusões e aquisições (F&A) tem sido considerado como um excelente mecanismo de expansão da firma. Nas F&A, espera-se algum ganho em ambas as empresas participantes do processo. Alguns dos motivos podem ser o aumento de participação de mercado, ganhos de escala, possibilidades de entrada em novos mercados, bem como outros motivos diversos. A linha de estudo de F&A ainda não demostrou solidez suficiente para que se torne uma teoria com todos os seus pressupostos necessários.
A ausência de pesquisas sobre Fusões e Aquisições no subsetor de ensino superior revela uma excelente contribuição deste artigo, pois traz um prisma inexplorado e relevante a este tipo de fenômeno. Nos últimos dez anos, apenas no Brasil, mais de duas centenas de fusões e aquisições de instituições de Ensino Superior ocorreram. A contribuição teórica e empírica pretendida com os resultados aqui apresentados é impulsionar futuras pesquisas com base na Teoria do Crescimento da Firma, de Penrose (1959).
É possível afirmar que aspectos relevantes acerca da teoria da firma, percorrem pressupostos propostos por Adam Smith (1976) em seu trabalho chamado As Riquezas das Nações (The Wealth of Nations). Entretanto, a teoria de Coase (1937) é que inicia o que conhecemos hoje como teoria da firma propriamente dita. a Teoria do Crescimento da Firma (TCF) deve explicar vários tipos de crescimento qualitativamente diferentes e deve levar em conta não só a sequência de mudanças geradas pelas próprias atividades da empresa, mas também o efeito de mudanças externas à empresa e que estão além do seu controle
A partir de um levantamento bibliométrico, este estudo buscou analisar os principais artigos publicados internacionalmente e nacionalmente, enquadrados dentro da área de fusões e aquisições no ensino superior. Para analisar a produção científica com o tema fusões e aquisições no ensino superior no período de 2000 a 2017, foram coletadas as produções correlatas nas seguintes bases: Scopus e Web of Science. Observa-se uma maior concentração a partir do ano de 2013. O total da amostra é de 52 artigos.
Percebemos que não há uma linguagem comum entre os pesquisadores. Sobretudo, os artigos anteriores sequer citaram a Teoria do Crescimento da Firma como referência principal da obra. Com base na amostra de artigos analisados as publicações na sua maioria têm base teórica em Teorias Econômicas de Crescimento, Economias (Escala, escopo e conhecimento), Vantagem competitiva, Teorias Políticas (valor crítico, educacional, do ensino superior e públicas), Mudanças organizacionais e institucionais, Governança e sistemas de governação e Cultura organizacional e institucional.
Devido as fusões e aquisições serem um fenômeno altamente presente na realidade nacional, compreender as tendências teóricas internacionais contribui para que se melhor avalie as ocorrências atuais. Evidenciar a importância da teoria do crescimento da firma nos processos de fusões e aquisições no ensino superior também é parte integrante deste artigo, pois revela a necessidade de se desenvolver mais estudos sobre a forma pela qual esta teoria impacta nestas atividades no Brasil. O crescimento é sinal de saúde financeira a longo prazo, associado a expectativa de maiores conquistas futuras.
COASE, R. H. The nature of the firm. JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: managerial behavior agency, costs and ownership structure. PATTERSON G. Findings on economies of scale in higher education: implications for strategies of merger and aliance PENROSE, E. T. (1959). The Theory of the Growth of the Firm. RUBACK, Richard S.; JENSEN, Machael C. The Market for Corporate Control: The Scientific Evidence. SMITH, A. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations