Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS DE COMPRAS NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS: estudo de caso em um laboratório público oficial
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compras Governamentais
Gestão da Cadeia de Suprimentos
logística

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Laysse Fernanda Macedo dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha

Reumo

Frente à crescente importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos e da logística, a função de compras dentro das organizações passou a ocupar posição estratégica, pois, afeta diretamente o desempenho de empresas privadas e públicas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. Considerando essa perspectiva, o presente trabalho aborda os principais aspectos inerentes à gestão da cadeia de suprimentos, à logística e aos processos de compras com ênfase em compras públicas.
Diante da importância dos processos de aquisição de bens e serviços para as organizaçoes, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: Como os processos de compras realizados em um ambiente regulamentado comprometem o atendimento do crononograma de fornecimento de medicamentos firmado entre um laboratório público oficial e seu principal cliente? O presente trabalho tem como objetivo geral identificar a influência dos processos de compras de insumos farmacêuticos no fornecimento de medicamentos para o principal cliente de um laboratório público oficial.
A aquisição de bens e serviços é um subsistema que integra os processos logísticos que por sua vez compõem a cadeia de suprimentos. Nesse sentido, no presente estudo a fundamentação teórica parte de uma perspectiva geral que aborda a temática da cadeia de suprimentos e da logística até chegar à temática específica que versa a respeito das compras com ênfase em compras governamentais.
Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos utilizou-se como instrumentos de pesquisa a análise documental de arquivos eletrônicos e de fluxos dos processos de compras pertencentes à unidade empírica de análise, bem como realizou-se uma entrevista semiestruturada com a gestora da área de planejamento e gestão da produção.
Com a análise documental verificou-se que o tempo total gasto nos processos de compras varia entre 192 a 367,5 dias corridos. A análise do fluxo dos processos de compras permitiu identificar a existência de 14 atores e verificou-se que suas atividades muitas vezes não estão alinhadas entre si, gerando lentidão e burocracia. A entrevista apontou que 11,11% do contrato firmado entre o laboratório público oficial e seu principal cliente, foi cumprido dentro do prazo. No entanto, o laboratório público oficial atendeu em 100% as quantidades pactuadas para o fornecimento de medicamentos.
O lead time dos processos de compras de insumos farmacêuticos na unidade empírica de análise é demasiadamente longo, visto à natureza jurídica da instituição, à falta de sincronismo entre os diversos atores e atividades envolvidos no processo e também devido às particularidades dos itens objeto de aquisição. Soma-se a estes aspectos o fato da demanda do clienteser repassada à organização em um curto espaço de tempo, o que contribui para atrasos na produção e fornecimento dos medicamentos.
ALMEIDA (2017); BALLOU (1993); BERTUCCI (2009); BRASIL (1993); CHOPRA, MEINDL (2011); FURTADO (2005); MENTZER et al (2001); MIGUEL, REIS, PIGNANELLI (2009); PIRES (2004); SCHAURICH (2009); TERENCE (2006); VINHEIROS (2008)