Resumo

Título do Artigo

A PRÁTICA DA CONSULTORIA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Consultoria Empresarial
Aprendizagem
Ensino de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ELIS REGINA MULINARI ZANIN
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - SÃO MIGUEL DO OESTE
2 - ADRIANA KEMPER
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - São Miguel do Oeste
3 - ALINE PILLA
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - São Miguel do oeste
4 - ANA LUIZA FERNANDES
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - São Miguel do Oeste - SC
5 - Julio Cesar da Silva
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Os desafios na formação do Administrador são inúmeros e as instituições de ensino têm buscado constantemente adequar seus métodos de ensino de maneira a formar discentes intelectualmente capazes e capacitados ao mercado profissional. Nota-se então que, para o alcance da qualidade no ensino, novas metodologias sejam utilizadas, visando assim, aprimorar conceitos e utilizar as mais diversas formas de repassar o conhecimento.
Essa pesquisa buscou investigar como a prática da consultoria empresarial contribui no ensino e aprendizagem de Administração. Para responder ao problema de pesquisa, o estudo objetivou analisar a utilização da prática de consultoria como método de ensino e aprendizagem de Administração
A fundamentação teórica versou sobre metodologias de ensino de administração, Inovação nas práticas curriculares no ensino superior e consultoria como atividades práticas de experimentação na universidade. Ainda, baseou-se na tese de Silva (2015), para extrair as categorias de análise, que são: processo de autoaprendizagem, processo de interaprendizagem, processo de interdisciplinaridade e aprendizagem colaborativa.
A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva, utilizando-se de entrevistas com grupos de foco, com discentes da disciplina de Consultoria Empresarial do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste – SC, de 2013 até 2016. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto a setembro de 2016, gerando em média quinze páginas cada um dos cinco grupos de foco entrevistados. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, considerando as categorias de análise.
Sobre a autoaprendizagem, evidenciou-se: aplicação do conhecimento adquirido; desenvolvimento de visão sistêmica, empatia e postura; capacidade de comunicação; planejamento e preparo. Sobre interaprendizagem: desenvolvimento de conhecimentos já adquiridos; auxílio da docente no processo; dificuldade na coleta de dados; dificuldade em colocar em prática a teoria vista. Sobre interdisciplinaridade: utilização de conhecimentos das outras disciplinas profissionalizantes. Sobre aprendizagem colaborativa: persistência do docente; discussões em grupo; auxílio de docentes de áreas profissionalizantes
O estudo encontrou evidências de que a prática da consultoria promove autoaprendizagem, a interaprendizagem, a interdisciplinaridade, bem como, a aprendizagem colaborativa. A pesquisa demostra relevância, pois possibilitou demostrar a significância da inclusão de atividades práticas de experimentação no ensino de Administração, uma vez que coloca o discente dentro da realidade de uma empresa, e o oportuniza desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes, e assim, estar mais preparado na conjuntura de sua formação acadêmica assim como, para os desafios do mercado de trabalho.
CIMADON, Aristides. Ensino e aprendizagem na universidade: um roteiro de estudos. 3.ed. Joaçaba: Unoesc. 2008. 238 p. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças.Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006. SILVA, J. C. da. A legitimação de currículo inovador de um curso de administração na modalidade a distância: uma análise sob a ótica da teoria institucional. 2015. 181 f. Tese (Doutorado) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2015.