Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA PÚBLICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: uma análise bibliométrica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Governança
Gestão Universitária

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Anne Caroline Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Faculdade de Direito
2 - Patrickson Chamorro Lucas Pelzl
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios
3 - José Carlos de Jesus Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios
4 - Paula da Silva Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN

Reumo

Ao considerar a importância da Governança Pública na Gestão do Estado brasileiro, este trabalho mostra-se relevante ao analisar o perfil da produção científica sobre a Governança Pública nas Universidades Federais. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica para averiguar as características das produções científicas publicadas entre os anos de 2007 e 2016 sobre o tema e, ainda, para mensurar o grau de engajamento dessas Instituições de Ensino Superior na difusão dos princípios da boa governança à sociedade em geral.
Este artigo tem por objetivo responder à pergunta: como e sob quais circunstâncias a temática Governança Pública tem sido publicada na e pela comunidade científica? Qual tem sido o avanço das discussões sobre a temática da Governança Pública, em especial, nas Universidades Federais, nas publicações científicas pela comunidade científica?
A fim de garantir uma Administração Pública que atenda ao interesse coletivo da nação brasileira, o Tribunal de Contas da União publicou o Referencial Básico de Governança, pelo qual determina quais práticas de governança devem ser adotadas na Gestão Pública. O TCU instrui que Governança no setor público “compreende, essencialmente, os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” (BRASIL. TCU, 2014, p. 26).
Esta pesquisa tem sua abordagem metodológica caracterizada como exploratória e descritiva (Gil, 2010). Quanto aos seus objetivos, pode ser classificada como descritiva, uma vez que tem a pretensão de verificar, por meio da análise bibliométrica, como está caracterizada a produção científica sobre Governança Pública, nas Universidades Federais, coletados em periódicos nacionais e internacionais, no período de 2007 a 2016. Este estudo utiliza o método qualitativo e como ferramenta de levantamento, tratamento e análise dos dados, utiliza-se a bibliometria.
Os resultados obtidos demonstram que se trata de uma temática pouco explorada, tendo em vista que somente 20 publicações abordaram o assunto explorado, sendo 15 escritas em língua portuguesa e 05 em língua inglesa, todos indexados na base de dados Google Acadêmico. Foi verificado que 57,81% do total das publicações obtidas na amostra foram feitas nos anos de 2015 e 2016, e que a maior concentração se encontra nas universidades localizadas na região sul do país. Não foi identificado estudo quantitativo, apenas estudos qualitativos, e um estudo qualitativo-quantitativo.
O tema pesquisado é amplo e, pelas publicações analisadas, pode ser vinculado aos mais diversos subtemas, como, por exemplo, políticas públicas, planejamento estratégico, controles internos, auditoria interna, índice de desempenho, entre outros, podendo ser tratados em pesquisas futuras. Por fim, conclui-se que se trata de um tema que precisa ser mais explorado, tendo em vista a o grande volume de orçamento disponibilizado para as Universidades Federais, bem como pela constante atuação dos órgãos de controle, como TCU, e ainda devido ao momento de maior controle social que nosso país vive.
REFERÊNCIAS BIBLIOGGRÁFICAS: BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de Governança aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública. versão 2 - Brasília: TCU, 2014, 80 p GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. In Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas. 2010