Resumo

Título do Artigo

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE SMART CITIES: UM ESTUDO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Smart Cities
Métodos de avaliação
Conceitos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Metodologias para Pesquisa em SI/TI

Autores

Nome
1 - NEY WAGNER FREITAS CAVALCANTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - INSTITUTO COPPEAD DE ADMINISTRAÇÃO
2 - Elaine Tavares
-

Reumo

O conceito de SC engloba assim o uso de tecnologias, boa gestão pública e participação individual e coletiva dos atores envolvidos nesses projetos (JÚNIOR & GALIOTTO, 2013). Projetos desta natureza podem ter um papel primordial no desenvolvimento econômico das comunidades, uma vez que permitem reforçar a unidade social e regional, o desenvolvimento ambiental sustentável e a inovação tecnológica (ORBÁN, 2015).
Esta pesquisa teve por objetivo, identificar e agrupar métodos de avaliação de projetos de SC, apontando lacunas nestes estudos que ainda precisam ser pesquisadas. Através da revisão sistemática da literatura, buscou-se: (i) identificar quais foram as principais metodologias de avaliação de projetos de SC, englobando modelos, framework, aplicações, abordagens, dimensões e indicadores, desenvolvidos nos últimos dez anos; (ii) analisar como as metodologias utilizadas nos artigos analisados avaliam o impacto dos projetos de SC na vida dos cidadãos e (iii) concluir e (iv) apontar lacunas.
A cidade inteligente liga a infraestrutura física, a infraestrutura de TI, infraestrutura social e a infraestrutura de negócios para alavancar a inteligência coletiva da cidade (WALRAVENS, 2015), transformando serviços públicos e privados, integrando as necessidades de comunicação em tempo real dos cidadãos e informações e melhorando as condições de se habitar naquele lugar (LEITAFA, 2015). É um espaço de convivência entre as pessoas que, com base nas tecnologias disponíveis, podem prosperar e desenvolver (BRANCHI et al., 2014).
Após um filtro qualitativo feito através da leitura dos resumos dos 198 artigos, foram selecionados os que continham realmente temas de SC e algum tipo de metodologia de avaliação de SC. Como resultado, restaram 56 artigos, sendo 32 da EBSCO, 24 do ProQuest. Após a leitura de todos os artigos, 31 apontavam algum tipo de método de avaliação e os mesmo foram utilizados para essa pesquisa.
Mediante a escassez destes trabalhos, este artigo identificou métodos de avalição dos últimos dez anos encontrados na literatura e foi possível ainda identificar a classificação da natureza das variáveis: econômica, ambiental, tecnológica, governança, sustentabilidade, políticas públicas, educação, saúde, mobilidade, segurança, comunicação, comportamental e social.
Com a revisão da literatura percebeu-se que cidades da Europa, Ásia e América já investem há algumas décadas em desenvolvimento de projetos para tornar seus serviços cada vez mais centrados no cidadão, redução de consumo, uso inteligente de recursos. Além disso, essas cidades têm adotado TIC’s, inclusive tecnologias verdes, como forma de incrementar oportunidades econômicas que surgem, bem como reforçar sua competitividade global. No entanto, o comércio e produção de resíduos desenvolvem sérios problemas sociais e econômicos.
ALBINO, Vito; BERARDI, Umberto; DANGELICO, Rosa Maria (2015); ALLWINKLE, Sam; CRUICKSHANK, Peter (2011); ANTHOPOULOS, Leonidas G.; JANSSEN, Marijn; WEERAKKODY, Vishanth (2015); BAKICI, Tuba; ALMIRALL, Esteve; WAREHAM, Jonathan (2013); BRANCHI, Pablo E.; FERNÁNDEZ-VALDIVIELSO, Carlos; MATIAS, Ignacio R (2014); BOULOS, Maged N. Kamel; TSOUROS, Agis D.; HOLOPAINEN, Arto (2015); CARAGLIU, Andrea; DEL BO, Chiara; NIJKAMP, Peter (2011); COSGRAVE, Ellie; ARBUTHNOT, Kate; TRYFONAS, Theo (2013); GIFFINGER, Rudolf (2007); GIL-GARCIA, J. Ramon; ZHANG, Jing; PURON-CID, Gabriel (2016).