Resumo

Título do Artigo

A AÇÃO DA AUDITORIA INTERNA FRENTE À CORRUPÇÃO: Lógicas Institucionais e a relação com as Estratégias da organização financeira.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Lógicas Institucionais
Estratégias Institucionais
Corrupção

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Anderson Luiz de Souza
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Higienópolis
2 - Arnaldo Luiz Ryngelblum
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Pós-Graduação de Administração
3 - Celso Augusto Rimoli
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração

Reumo

No Brasil e no mundo, as diferentes organizações, inclusive financeiras, estão sujeitas à corrupção. Apesar do estabelecimento de regras específicas contra a sua prática, tanto por órgãos públicos como pelas próprias organizações, o fenômeno continua a se manifestar.
Como ou de que maneiras as instituições de controle, dentre as quais se destaca a Auditoria Interna (AI), é contornada levando as organizações à corrupção.
Teoria Institucional Lógicas Estratégia Corrupção
A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso descritivo e explicativo, sendo que a coleta de dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas.
Os resultados sugerem que a Lógica de Mercado tende a sobrepor-se a uma Lógica de Controle.
A organização financeira pode fazer uso de estratégias combinadas para manter a legitimidade.
COSTA, M. C.; MELLO, C. M. Mudança e Lógicas Institucionais: Panorama e Proposta de Conciliação Entre Três. Eneo – VII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2012. COSTA, M. C.; GUARIDO FILHO, E. R.; GONÇALVES, S. A. Lógicas institucionais e formação da governança de recursos hídricos: análise do caso brasileiro. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 4, 2013. FRIEDLAND, R.; ALFORD, R. R. Bringing society back. In: Symbols, practices and institutional contradictions. Chicago: University of Chicago Press, 1991.