Resumo

Título do Artigo

O empreendedorismo como oportunidade de negócio para a maximização da eficiência e efetividade de redes interorganizacionais
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Redes interorganizacionais
Oportunidade de negócio

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Bárbara dos Santos Spezamiglio
FEA-RP/USP - Departamento de Administração
2 - João Eustachio
FEA-RP/USP - Pós Graduação em Administração de Organizações
3 - Rogério Cerávolo Calia
FEA-RP/USP - Departamento e Administração

Reumo

As redes se desenvolvem para solucionar problemas corriqueiros entre as organizações, sendo que individualmente elas não teriam a capacidade para solucioná-los. E um empreendedor, por sua vez, tem como papel identificar oportundiades de negócio para o desenvolvimento de um negócio. Dessa forma, os problemas de interação e de ineficiência de uma rede poderiam ser uma oportunidade. E dentro desse cenário discute-se de forma isso seria possível e até mesmo qual o papel do empreendedor dentro dessa rede.
Dessa forma, diante dos argumentos apresentados, a pergunta de pesquisa para este estudo é: Como empreendedores podem desenvolver uma oportunidade de negócio por meio da maximização do desempenho de uma rede? Assim, o objetivo do presente artigo consiste em apontar maneiras pelas quais o empreendedor pode encontrar oportunidades de negócios conforme seu posicionamento dentro de uma rede.
O campo de estudo do empreendedorismo abrange o como, porquê e quando surgem oportunidades de criação de novos produtos e/ou serviços na economia. A eficiência da rede, já é a maximização dos contatos não redundantes assim como a otimização dos buracos estruturais, porque uma rede com mais contatos não redundantes oferece maiores benefícios. A eficácia tem relação com o centro da rede, que deve focar em manter e garantir seu relacionamento para gerar benefícios diretos e indiretos. E os intermediários de informação podem facilitar e moldar a formação de redes agindo como agentes de informação.
Sendo assim, a presente pesquisa se trata de um estudo de caso, pois não controla eventos comportamentais, focalizando acontecimentos contemporâneos. Além disso pretende investigar como pode ser a relação entre o empreendedorismo e as redes interorganizacionais, fazendo uso da pergunta de pesquisa “como”. Conclui-se assim, que foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória. Ressalta-se também que a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada com o empreendedor do negócio estudado, analisando também dados secundários e públicos.
O empreendedor identificou motivos para as dificuldades de interação dentro de uma rede do setor logístico, onde havia uma grande quantidade de buracos estruturais e os laços indiretos que não geravam benefícios entre si. Assim, a oportunidade de negócio consistiu em solucionar a falta de fluidez na interação entre os nós, transformando buracos estruturais em laços indiretos, de forma a maximizar a eficiência/efetividade da rede na área de atuação da Alfa, que nesse caso atuou como intermediário de informação dentro da rede, organizando, equilibrando e garantindo benefícios comuns.
O presente artigo cumpriu o objetivo proposto, pois o nesse caso, o empreendedor transformou buracos estruturais em laços indiretos para elevar as vantagens da rede. Assim, para esse caso um empreendedor pode atuar na maximização da eficiência/efetividade melhorando o desempenho da rede, mas para isso é preciso conhecimento de como ocorre a interação entre os nós e quais são os problemas comuns aos envolvidos. Importante ressaltar que o papel do empreendedor dentro da rede é como um intermediário de informação, atuando na coordenação e organização da rede.
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