Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DO SETOR RURAL BRASILEIRO À LUZ DO CONCURSO DA ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (1996 a 2015)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação na Gestão Pública
Setor rural
Concurso Enap

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Luana Ferreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - Hironobu Sano
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Gestão Pública
3 - WASHINGTON JOSÉ DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÃO

Reumo

O setor rural brasileiro é reconhecido pela importância para o desenvolvimento socioeconômico do país. Este estudo analisa experiências de inovações no meio rural premiadas no Concurso da Enap. Ressalta-se que, nas buscas realizadas durante a pesquisa que dá origem ao presente texto, não ocorreu incidência de estudo de sistematização de inovações premiadas no setor rural, diferentemente de outros segmentos, como o setor de saúde. Dentre os aspectos pela ANAO (2009), o estudo se aproxima dos trabalhos que buscam casos de sucesso e destacam a importância da premiação para as ações inovadoras.
Considerando a perspectiva dos antecedentes da inovação identificados em experiências no meio rural, premiadas no Concurso da Enap que se formula a seguinte questão: Qual a natureza das barreiras e dos indutores que influenciam inovações do setor rural brasileiro? Logo, o presente estudo tem como objetivo analisar experiências de inovações no setor público brasileiro, no meio rural, premiadas nas 20 edições (1996 a 2015) do “Concurso Inovação no Setor Público” promovido pela Enap. Concomitantemente, analisa antecedentes, barreiras e indutores inerentes a tais inovações.
O termo inovação aparece vinculado a mudanças de comportamentos e surgimento de novas ideias (SCHUMPETER, 1934; HALVORSEN, 2005; HAUKNES, 2005) e o debate em torno do tema teve início no setor privado, especialmente pelos estudos de Schumpeter. No setor público, a inovação tem se destacado na literatura internacional por meio de temáticas como tipologias de inovação (WALKER, 2006), fases de inovação (HARTLEY, 2013), barreiras e indutores de inovação (MULGAN; ALBURY, 2003; KOCH; HAUKNES, 2005) e antecedentes da inovação (VRIES; BEKKERS; TUMMERS, 2015).
A pesquisa realiza análise de 15 experiências de inovação relacionadas ao setor rural, premiadas nas 20 edições do Concurso da Enap, assumindo natureza qualitativo-descritivo de acordo com a classificação de (TRIVIÑOS, 1987). Foi utilizado procedimento de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para formar as categorias analíticas referentes às barreiras e aos indutores das premiações. As experiências premiadas foram classificadas conforme a abrangência (FERREIRA et al., 2014), a tipologia da inovação (WALKER, 2006) e os antecedentes da inovação (VRIES, BEKKERS; TUMMERS, 2015).
Seis experiências premiadas são de abrangência nacional, oito com alcance regional e uma municipal. Foi possível constatar 11 inovações rurais em serviços e quatro em termos de processos. Predomina, dentre os antecedentes das inovações rurais premiadas, a dimensão organizacional. No que diz respeito aos antecedentes ambientais, foi constado o mesmo número de barreiras e indutores. Os antecedentes da própria inovação foram os menos presentes na análise. Quanto aos antecedentes individuais, predomina a resistência como barreira e aspectos da motivação pessoal como indutores.
Foi identificado, no segmento rural, maior número de barreiras e indutores como antecedentes organizacionais, seguido por antecedentes ambientais, individuais e da própria inovação. Como limitação do estudo é oportuno destacar que experiências não premiadas no referido Concurso Enap não integraram a presente análise, o que é igualmente passível de exame e fica aqui como sugestão para estudos futuros. Foi possível observar a carência de estudos brasileiros abordando antecedentes da inovação no setor público, o que adiciona relevância a este estudo.
HARTLEY, J. Public and private features of innovation. In: OSBORNE, S.; BROWN, L. (Ed.), Handbook of Innovation in Public Services. Massachusetts, USA: Edward Elgar Publ., 2013. MULGAN, G.; ALBURY, D. Innovation in the Public Sector. London: Cabinet Office Strategy Unit, 2003. WALKER, R.M. Innovation Type and Diffusion: An Empirical Analysis of Local Government. Public Administration, 84, 2, 311–35. 2006. VRIES, H. A. DE., BEKKERS, V. J. J. M., L.G. TUMMERS. Innovation in the Public Sector: A Systematic Review and Future Research Agenda. Public Administration, v. 94, n 1, p. 146-166, 2015.