Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE INTEGRANDO O MODELO DE NEGÓCIO: um estudo de caso sob a perspectiva do tripé de criação, configuração e apropriação do valor.
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Palavras Chave

Modelo de negócio
Sustentabilidade
Valor

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mariana Nicodemo de Souza
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campus higienópolis
2 - Dimária Silva e Meirelles
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

Como destaca Meirelles (2015), o modelo de negócio proporciona uma visão integrada do tripé de criação, configuração e apropriação do valor. Com a repercussão das discussões acerca da sustentabilidade e com o conceito do que hoje é conhecido como “Triple Bottom Line”, houve uma expansão do modelo de negócios tradicional – que só considerava fatores econômicos na avaliação de uma empresa – para um novo modelo, que passa a considerar a performance ambiental e social da companhia além da financeira. O objetivo desta pesquisa é articular o construto modelo de negócio com o da sustentabilidade.
Quais são os aspectos da sustentabilidade presentes no modelo de negócio da empresa estudada do ponto de vista do tripé de criação, configuração e apropriação do valor? Analisar como a sustentabilidade está presente no modelo de negócio da empresa estudada do ponto de vista do tripé de criação, configuração e apropriação do valor. Identificar a proposta de valor da empresa do ponto de vista da sustentabilidade; Analisar como a empresa configura o valor do ponto de vista da sustentabilidade; Identificar se a empresa se apropria do valor criado e configurado do ponto de vista da sustentabilidade
O recorte conceitual utilizado para criação de valor é o de Lanning e Michaels (1988) - proposta de valor está atrelada a benefícios -, considerando a perspectiva da sustentabilidade de Brügger (1994). A configuração de valor também segue a proposta de Lanning e Michaels (1988), ou seja, as empresas oferecem um novo modelo de sistema de entrega/fornecimento do valor criado. Na apropriação do valor foi utilizado o recorte conceitual de valor compartilhado proposto por Porter e Kramer (2011) e a RSC (SANTANA et al., 2015).
A abordagem de pesquisa adotada nesta pesquisa foi a qualitativa, do tipo descritiva, sendo que a estratégia de pesquisa utilizada foi a de estudo de caso.
A partir da análise de conteúdo realizada, conclui-se que todos os aspectos da sustentabilidade – o econômico, o ecológico e o social – estão presentes no modelo de negócio da empresa estudada do ponto de vista do tripé de criação, configuração e apropriação do valor em nível global, com uma pequena dificuldade de apropriação de valor pelo acionista quando concentrada a análise na filial brasileira – a empresa apresentou prejuízo nos últimos anos analisados.
Conclui-se que todos os aspectos da sustentabilidade – o econômico, o ecológico e o social – estão presentes no modelo de negócio da empresa estudada do ponto de vista do tripé de criação, configuração e apropriação do valor em nível global, com uma pequena dificuldade de apropriação de valor pelo acionista quando concentrada a análise na filial brasileira – a empresa apresentou prejuízo nos últimos anos analisados. É proposto um modelo de negócio genérico que articula aspectos de criação, configuração e apropriação de valor com os aspectos econômico, ecológico e social da sustentabilidade.
BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental. Coleção teses. Letras contemporâneas. Ilha de Santa Catarina: 1994. KRAMER, Mark R.; PORTER, Michael E. Creating shared value. Harvard Business Review, 2011. LANNING, M. J.; MICHAELS, E.G. A Business is a Value Delivery System. McKinsey Staff Report, n. 41, June, 1988. MEIRELLES, D.S. Modelo de Negócio: definições, controvérsias e uma proposta de fundamentação teórica e metodológica. XXXIX EnANPAD, Belo Horizonte - MG, 2015. ELKINGTON, J. Cannibals with forks – Triple bottom line of 21st century business. Stoney Creek, CT: New Society Publ