Resumo

Título do Artigo

O PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: COMPREENDENDO ASPECTOS DO SEU CAMPO DE ATUAÇÃO E ABANDONO DA ÁREA
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Palavras Chave

Tecnologia de Informação e Comunicação
Universidade Federal
Turnaway

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Heitor Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios (ESAN)
2 - Marco Antonio Costa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campus de Naviraí - MS

Reumo

Existem situações nas quais o servidor público é afetado pelos problemas como a desmotivação e a insatisfação com trabalho. Um exemplo é a incidência desses fatores sobre a carreira de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na qual inúmeros servidores deixam de exercer atribuições técnicas para dedicarem-se a trabalhos vinculados a outras áreas. Diante do avanço das TICs, bem como da relação de dependência que elas impõem às organizações, tem-se que a destinação de tais servidores à realização de atribuições de outras naturezas causa prejuízo à Administração Pública.
Pretende-se responder à seguinte pergunta: quais as características do campo de atuação do profissional de Tecnologia de Informação e Comunicação, em termos de carreira e abandono da área (turnaway) de TIC na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul? Assim, o objetivo do artigo é analisar as condições de atuação, carreira e abandono da área de atuação por parte dos servidores da carreira de Tecnologia da Informação e Comunicação lotados nas universidades públicas federais, procurando refletir sobre as causas do fenômeno e, por fim, discutir soluções adequadas para o problema.
Fatores como a motivação (KLEIN; MASCARENHAS, 2016) e a satisfação com o trabalho (AGAPITO et al., 2015) são determinantes para a ocorrência do turnaway do profissional da área de TIC (JOSEPH, 2011; LEE et al., 1997; MANGIA; JOIA, 2015). Esse fenômeno, quando incidente sobre a Administração Pública, resulta em prejuízos à sociedade (ALMEIDA; TACCONI, 2015). Diante disso, procurou-se elaborar propostas de solução para tal problema a partir da literatura, sempre respeitadas as especificidades do servidor e do serviço público (ANDRADE et al., 2016; HOUSTON, 2000; FRANK; LEWIS, 2004).
Esta pesquisa tem natureza qualitativa e abordagem exploratória (GODOY, 2006; ROESCH, 2009) e foi realizada considerando três constructos teóricos: 1) a universidade e o papel das TICs; 2) a atuação do profissional de TIC nas universidades federais e; 3) as estratégias de retenção de profissionais de TIC nas universidades federais. Foi realizado um estudo de caso (YIN, 2010; GODOY, 2006) no setor de TIC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e documentos e analisados a partir da análise de conteúdo (GODOY, 2006).
Dentre as soluções propostas, verifica-se que a UFMS procedeu à adequação da sua estrutura de cargos em comissão e funções gratificadas destinadas à área de TIC e à aproximação do setor responsável por essa área em relação à alta administração. Entretanto, a UFMS não busca a capacitação técnica e motivacional dos seus servidores de TIC e não fomenta a realização de parcerias com outras organizações.
As ações realizadas pela UFMS voltadas à redução da desmotivação, da insatisfação com o trabalho e, consequentemente, do turnaway dos seus profissionais de TIC tem sido insuficientes para o alcance desse objetivo, sendo necessário o entendimento, pela alta administração da organização, de que os servidores dessa área de atuação demandam uma atenção específica quanto aos fatores relacionados à motivação e à satisfação com o trabalho. Essa necessidade existe em decorrência das características próprias da área de TIC e dos seus efeitos sobre os profissionais que a ela se dedicam.
FRANK, Sue A.; LEWIS, Gregory B. Government employees: working hard or hardly working? 2004. JOSEPH, D. TAN, M. L.; ANG, S. Is updating play or work? The mediating role of updating in the threat of professional obsolescence-mobility intentions link, 2011. PERRY, James L.; WISE, Lois R.. The motivational bases of public service, 1990. LEE, P.; ANG, S.; SLAUGHTER, S.. Turning over versus turning away of information systems professionals, 1997. RAMOS, E. A. A.; JOIA, L. A. Uma investigação acerca do fenômeno do turn-away entre os profissionais de Tecnologia da Informação, 2014.