A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS MAPAS CONCEITUAIS NA SOCIEDADE EM REDE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
3 - Joanilson Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Dr. Bacelar- São Paulo - SP
Reumo
O artigo apresenta algumas considerações teóricas que fundamentam a investigação sobre a
didática universitária, através do emprego da A.S e do uso de M.C.como instrumentos para
minimizar as fragilidades na aprendizagem mecânica predominantes no ensino-aprendizagem
da disciplina de Filosofia da Administração.
Na sociedade em rede, o ensino objetivista de disciplinas relacionadas às ciências humanas
sociais, pela ausência de reflexão c dificulta o aprendizado de conteúdos relevantes. A
pesquisa analisa a pertinência da abordagem significativa e Mapas Conceituais (M.C) .no
ensino de Filosofia da Administração, a fim de proporcionar subsídios para a prática docente.
A pesquisa está fundamentada em três eixos teóricos: Aprendizagem Significativa (A.S.)
(BAZANINI 2002, 2005a, 2005b, 2007, 2010, 2014; VIEIRA 2007; VIEIRA E CASTANHO
2009; SCHÜTTZ 2015); sociedade em redes (LÉVY, 1998, CASTELLS 1999, LEMOS,
2002) M.C. (AUSUBEL et al. 1978, 2003; MOREIRA, MASINI 1982, 2006; VALADARES,
MOREIRA 2009; MOREIRA, 2011;CORREIA, CICUTO, DAZANI 2014).
A pesquisa realizada em abril de 2016, do tipo exploratória, de natureza qualitativa, amostra
por conveniência, composta por dois professores e 63 alunos, com entrevista individual junto
aos professores e utilização da técnica de focus group (MORGAN, 1996) para os alunos que
foram divididos em 9 grupos compostos por 7 integrantes cada. Em relação a dinâmica grupal
tivemos como referência os procedimentos recomendados por Krueger & Casey (2009).
Os resultados da pesquisa indicam que a Aprendizagem Significativa (A.S) acompanhada da
utilização de Mapas Conceituais (M.C) como forma de relacionar o conteúdo da disciplina
com as exigências do contexto social de modo a minimizar o desinteresse, a indisciplina e até
mesmo a falta de pré-requisito dos alunos.
A Aprendizagem Significativa (A.S) e o emprego de Mapas Conceituais (M.C).resgatam a
importância das controvérsias, conveniências e crítica nas ciências sociais aplicadas e, de
modo especial exerce uma função clarificadora, definidora de campos de sentido e de
legitimidade ao ser capaz de resgatar significados de uma forma holística na sociedade em
rede.
Bazanini, R. O ensino de filosofia como um processo existencial humano. O Método Bazanini
no ensino de Filosofia. Filosofia aplicada à administração. São Paulo, Plêiade.
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
Cañas, A. J. e Novak, J. D.(2014). Concept mapping using CmapTools to enhance meaningful
learning, p. 23-45. In: Knowledge cartography. Springer London.