Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS MAPAS CONCEITUAIS NA SOCIEDADE EM REDE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino-aprendizagem
fragilidades pedagógicas
Aprendizagem significativa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Roberto Bazanini
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianopólis
2 - Everton Aristides Margueiro
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianópolis
3 - Joanilson Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Dr. Bacelar- São Paulo - SP

Reumo

O artigo apresenta algumas considerações teóricas que fundamentam a investigação sobre a didática universitária, através do emprego da A.S e do uso de M.C.como instrumentos para minimizar as fragilidades na aprendizagem mecânica predominantes no ensino-aprendizagem da disciplina de Filosofia da Administração.
Na sociedade em rede, o ensino objetivista de disciplinas relacionadas às ciências humanas sociais, pela ausência de reflexão c dificulta o aprendizado de conteúdos relevantes. A pesquisa analisa a pertinência da abordagem significativa e Mapas Conceituais (M.C) .no ensino de Filosofia da Administração, a fim de proporcionar subsídios para a prática docente.
A pesquisa está fundamentada em três eixos teóricos: Aprendizagem Significativa (A.S.) (BAZANINI 2002, 2005a, 2005b, 2007, 2010, 2014; VIEIRA 2007; VIEIRA E CASTANHO 2009; SCHÜTTZ 2015); sociedade em redes (LÉVY, 1998, CASTELLS 1999, LEMOS, 2002) M.C. (AUSUBEL et al. 1978, 2003; MOREIRA, MASINI 1982, 2006; VALADARES, MOREIRA 2009; MOREIRA, 2011;CORREIA, CICUTO, DAZANI 2014).
A pesquisa realizada em abril de 2016, do tipo exploratória, de natureza qualitativa, amostra por conveniência, composta por dois professores e 63 alunos, com entrevista individual junto aos professores e utilização da técnica de focus group (MORGAN, 1996) para os alunos que foram divididos em 9 grupos compostos por 7 integrantes cada. Em relação a dinâmica grupal tivemos como referência os procedimentos recomendados por Krueger & Casey (2009).
Os resultados da pesquisa indicam que a Aprendizagem Significativa (A.S) acompanhada da utilização de Mapas Conceituais (M.C) como forma de relacionar o conteúdo da disciplina com as exigências do contexto social de modo a minimizar o desinteresse, a indisciplina e até mesmo a falta de pré-requisito dos alunos.
A Aprendizagem Significativa (A.S) e o emprego de Mapas Conceituais (M.C).resgatam a importância das controvérsias, conveniências e crítica nas ciências sociais aplicadas e, de modo especial exerce uma função clarificadora, definidora de campos de sentido e de legitimidade ao ser capaz de resgatar significados de uma forma holística na sociedade em rede.
Bazanini, R. O ensino de filosofia como um processo existencial humano. O Método Bazanini no ensino de Filosofia. Filosofia aplicada à administração. São Paulo, Plêiade. Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. Cañas, A. J. e Novak, J. D.(2014). Concept mapping using CmapTools to enhance meaningful learning, p. 23-45. In: Knowledge cartography. Springer London.