Resumo

Título do Artigo

Curtindo e compartilhando o Nordeste! Um estudo sobre ethos compartilhado por seguidores em uma página do Facebook
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Consumer Culture Theory
Ethos compartilhado
Facebook

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Rafaela Sousa de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Minelle Enéas da Silva
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Brunno Fernandes da Silva Gaião
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Curso de Administração

Reumo

O envolvimento de usuários via mídias sociais demonstra aspectos que podem levar a formação de coletividades a partir do conceito de ethos compartilhado. Torna-se relevante pensar esse compartilhamento de subjetividade em relação as proximidades culturais que o grupo possui com uma visão regional.
Este estudo objetiva compreender como o ethos compartilhado dos seguidores da página do Facebook Nação Nordestina se manifesta, sob a perspectiva da Consumer Culture Theory - CCT.
O uso da CCT traz um suporte teórico capaz de facilitar a compreensão desta construção de uma possível cultura de mercado. É uma perspectiva teórica representada por escolas de pesquisa. Numa lógica de cultura de mercado, de acordo com Pereira (2016), ao curtir ou compartilhar algo de alguém no Facebook emerge um ganho múltiplo de ethos. É a manifestação da identificação ou não das pessoas com o que está sendo expresso naquela página. Eles podem ser oriundos da associação de todos os atores envolvidos (ethos compartilhado) derivado do ethos de todos os indivíduos em rede.
Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa básica por meio de entrevistas com usuários do Facebook que eram seguidores da página estudada. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise de conteúdo.
Os resultados demonstram haver uma identificação dos seguidores com a página e com seu administrador. No Facebook, os seguidores interagem com os conteúdos que tanto lhes representam como representam a coletividade da qual fazem parte. O ethos discursivo da página aliado ao ethos prévio do administrador coincidem com a subjetividade dos seguidores manifestando o ethos compartilhado de todos os envolvidos nessa interação. Para a maioria, o seu perfil representa “quem são” e suas vidas.
Com esta pesquisa, torna-se claro que no contexto virtual pode ser criado um contexto de ethos compartilhado, uma vez que o enunciado e a reputação da página podem ter a capacidade de representar o indivíduo na sociedade.
ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer culture theory (CCT): Twenty years of research. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 4, p. 868-882, 2005. GAIÃO, B. F. de S.; SOUZA, I. L. de; LEÃO, A. L. M. de S. Consumer culture theory (CCT) já é uma escola de pensamento em marketing?. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, p. 330-344, 2012. PEREIRA, M. Éthos compartilhado e o consumo da reputação do outro no Facebook. São Paulo: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.