Resumo

Título do Artigo

GESTÃO POR COMPETÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ENTRE 2006 E 2016
Abrir Arquivo

Palavras Chave

competência
gestão por competência
modelos de gestão por competência

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Priscila Araújo Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade - FEAAC
2 - Sueli Maria de Araújo Cavalcante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
3 - Augusto Cezar Moura de Macedo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA)
4 - Mara Rosalia Ribeiro Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Feaac
5 - Patricia Araujo Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Fortaleza

Reumo

Pesquisas científicas, tanto teóricas quanto empíricas, têm tentando, ao longo do tempo, comprovar a devida importância e eficácia da utilização de modelos de gestão de competências nas organizações. Os resultados destes estudos resultam na busca de adequação dos objetivos organizacionais com as práticas de gestão de pessoas, como também com às necessidades de uma empresa moderna e de seus stakeholders.
Diante ao dinamismo do ambiente organizacional, as organizações estão sendo pressionadas por mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais, surge, portanto, a necessidade de investigar como o campo de gestão por competência vem se comportando em relação ao desenvolvimento de produção científica nacional. Este artigo tem como objetivo analisar as características da produção científica relacionada ao tema de gestão de competências publicada em periódicos da área de Administração, classificados pela Capes como A1, A2, B1 e B2 no período compreendido entre os anos de 2006 a 2016.
As práticas de gestão de pessoas utilizadas pelas organizações, até pouco tempo, tinham como referência o modelo taylorista-fordista de organização de trabalho, tendo sido introduzido no Brasil na década de 30. Porém, a partir da década de 60, em decorrência da falência das abordagens tradicionais, foi necessária a busca por pessoas mais autônomas e mais proativas, o que levou a modificação da gestão de recursos humanos.
Esta pesquisa apresenta um estudo descritivo com abordagem quantitativa, com a utilização do método bibliométrico. A coleta de dados deste trabalho foi realizada com base em fontes secundárias, constituídas de artigos científicos disponibilizados nos portais eletrônicos dos periódicos brasileiros classificados pelo sistema WebQualis Capes como A1, A2, B1 e B2, na área de administração, por meio de busca das expressões-chave “competência”, “gestão por competência” e “modelos de gestão por competência”. Obteve-se uma população de 269 artigos e uma amostra de 52.
Constatou-se que a produção científica de artigos sobre gestão por competência, no decorrer dos anos analisados, possui uma média anual de 4,73. trabalhos. Verificou-se, também, maior concentração de produção científica na região sul e sudeste do Brasil. Dentre os autores com maior número de citações nos artigos em análise destacam-se Bitencourt e Ruas (21), Zarifian (19), Dutra (17) e Fleury (16).
Foram produzidos 52 artigos científicos sobre o tema em estudo dentro de um período de 11 anos. Foi possível constatar a validade da Lei de Bradford, pois apenas 4 periódicos somavam juntos 26 artigos científicos sobre gestão por competência, ou seja, 50% da produção verificada no decorrer dos anos em análise. Quanto à Lei de Lotka, o estudo identificou três autores que apresentam maior quantidade de referências nos artigos. Quanto à verificação da Lei de Zipf, o presente estudo identificou a maior frenquência das palavras competências, competência e gestão.
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre. 2006 BITENCOURT, C. Gestão contemporânea de Pessoas: Novas práticas, conceitos tradicionais-2. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2010. FERNANDES, B. Henrique R.; FLEURY, M. T. Modelos de gestão por competência: evolução e teste de um sistema. Análise–Rev de Adm da PUCRS, v. 18, n. 2, 2007. SANTOS, R.N.M; KOBASHI, N.Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.155-172, jan./dez. 2009.