Resumo

Título do Artigo

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO: ENTENDIMENTO E USO PELOS ESTUDANTES
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Palavras Chave

Tecnologias no ensino
Recursos Educacionais Abertos
Ensino de Administração.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Sara Meurer
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

É cada vez mais crescente no ambiente acadêmico a utilização de cursos e conteúdos de forma livre e aberta. Os Recursos Educacionais Abertos – REA são materiais educacionais digitais disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral, a qual pode os utilizar para o ensino, aprendizagem e pesquisa (HILEN, 2006). Abrangem, desta forma, desde cursos, módulos de conteúdo, objetivos de aprendizagem até ferramentas para o desenvolvimento, uso, reuso, busca e organização de conteúdos
Embora os estudos e aplicação de REA no ensino sejam amplamente disseminados em vários países, no Brasil ainda são poucas as publicações a respeito da aplicação de REA no ensino da Administração. Dessa forma, considerando o uso cada vez maior da tecnologia por parte dos estudantes da área de Administração, realizou-se um estudo que tem como objetivo conhecer o entendimento e o uso dos Recursos Educacionais Abertos - REAS pelos estudantes do curso de graduação em Administração de uma Universidade Pública de Santa Catarina.
Os Recursos Educacionais Abertos entendido como incluem cursos completos, materiais de cursos, módulos, livros didáticos, streaming de vídeo, testes, softwares e quaisquer outras ferramentas, materiais ou técnicas utilizadas para apoiar o acesso ao conhecimento com licenciamento aberto, vem sendo largamente utilizado no ambiente acadêmico (UNESCO, 2012). Os REAs podem trazer benefícios para estudantes, professores e autores interessados no enriquecimento dos materiais já existentes, segundo afirmam Carrión, Morales e Pelaez (2010).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo levantamento com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário adaptado de Sampaio (2013) e Pereira (2015). O questionário foi aplicado presencialmente em sala de aula, no primeiro semestre de 2017; o que permitiu um total de 110 respondentes de uma população de 532 estudantes. Obteve-se, portanto, 20% de respostas, o que foi considerado adequado para a pesquisa. A análise dos dados deu-se de forma quantitativa, por meio da estatística descritiva.
Os resultados da pesquisa mostram como a tecnologia está presente na vida dos estudantes, os quais utilizam frequentemente a tecnologia via dispositivos móveis, principalmente os smartphones, e utilizam, em sua maioria, textos digitais e vídeos disponíveis na internet em detrimento dos livros impressos. 85,3% dos estudantes não conseguiram definir o que sejam os Recursos Educacionais Abertos, embora afirmem verificar as licenças de uso dos materiais pesquisados na internet. 99% dos estudantes demonstraram interesse no uso de REAs enfatizando uma visão otimista destes recursos.
Verificou-se que os estudantes estão propensos a utilizar os recursos abertos para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, não possuem um entendimento claro do que sejam. Os resultados da pesquisa mostram como a tecnologia está presente na vida dos estudantes, que utilizam de forma intensiva os smartphones, em detrimento dos livros impressos. é essencial realizar algumas reflexões relacionadas a autoria e qualidade dos materiais acessados dado ao alto custo dos livros e recursos didáticos impressos. A compreensão do novo perfil dos estudantes torna-se fundamental para as IES.
DUTRA, Renato, TAROUCO, Liane. Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources). Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE, V. 5 Nº 1, Julho, 2007. HILEN, J. Open Educational Resources: Opportunities and Challenges. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation. MINIKAWA, M. ; NETO, JOSE DUTRA DE OLIVEIRA ; RODELLO, I. A. . Utilidade percebida, intenção de uso e fatores motivadores para a adoção de Recursos Educacionais Abertos: Um estudo com graduandos da Universidade de São Paulo. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1, 2016.