Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES ECO-ORGANIZACIONAIS, ECO-PROCESSOS E ECO-PRODUTOS NAS INDÚSTRIAS TÊXTIL DO SUL BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecoinovação.
Práticas Sustentáveis.
Indústrias Têxtil do Sul do Brasil.

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marcia Sierdovski
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Pr
2 - Marlete Beatriz Maçaneiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
3 - Marcos Roberto Kuhl
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

Nas últimas décadas assuntos como ecoinovação tem estado em pauta em todos os lugares do mundo, essa preocupação com os cuidados ambientais tem forçado muito as organizações a buscar uma nova forma de gerenciar seus negócios pautado em valores sustentáveis. Carrillo-Hermosilla, Del-Río e Könnölä (2010) destacam a importância da ecoinovação para a redução dos impactos ambientais, para investimentos em mudanças radicais e sistêmicas em produtos, processos e serviços que agreguem maiores benefícios ambientais a médio e longo prazo.
O objetivo principal desse artigo é analisar as práticas de ecoinovação referente a produto, processo e aspectos organizacionais nas indústrias têxtil do Sul do Brasil. Desse modo, a questão de pesquisa busca identificar quais são as inovações de produtos, processos e aspectos organizacionais presentes nas práticas das indústrias têxtil do Sul do Brasil?
Ecoinovação na visão de Könnölä, Carrillo-Hermosilla e Gonzalez (2008, p.2) é “um processo de mudança sistêmica tecnológica e/ou social que consiste na invenção de uma ideia e sua aplicação na prática proporciona melhorias ambientais”. as ecoinovações tem grande potencial para criar novos negócios, oportunidades de novos mercados, e contribuir para a transformação de uma sociedade sustentável (CARRILLO-HERMOSILLA; DEL-RÍO; KÖNNÖLÄ, 2010).
A pesquisa se classifica como um estudo descritivo e exploratório, com ênfase na abordagem quantitativa, na qual o método de pesquisa utilizado foi o survey, sendo realizada por meio de questionários enviados eletrônicos para as indústrias. a análise dos dados será realizada com a ferramenta do software SPSS identificando as práticas ecoinovativas por meio de análises descritivas (média, desvio padrão, assimetria e kurtosis, alfa de cronbach) e análise de cluster.
Os resultados apontam que as práticas de ecoinovação estão direcionadas com maior frequência para os processos, em que as indústrias têxteis priorizam a reciclagem ou reuso de resíduos. E em proporção menor estão as práticas de aspectos organizacionais que focam a preservação ambiental na fabricação de produtos e na execução dos processos. E na dimensão de eco-produto a prática é escolher materiais ou componentes que consomem menos energia, priorizando a gestão ambiental em todas as fases do ciclo de vida do produto.
Os resultados na dimensão de aspectos eco-organizacionais priorizam as práticas organizacionais que buscam a preservação ambiental na fabricação de produtos e na execução dos processos. A dimensão melhor avaliada é a de eco-processos e a prática mais realizada é a reciclagem ou reuso de resíduos. No tópico de eco-produto, as práticas estão voltadas na escolha de materiais ou componentes que consomem menos energia, priorizando a gestão ambiental em todas as fases do produto. Na análise de cluster dissemelhanças entre o grupo que possui maior diversidade e nivel maior de escolaridade.
CARRILLO-HERMOSILLA, J.; DEL-RÍO, P.; KÖNNÖLÄ, T. Diversity of eco-innovations: reflections from selected case studies. Journal of Cleaner Production, v. 18, n. 10, p. 1073-1083, 2010. KÖNNÖLÄ, T.; CARRILLO-HERMOSILLA, J.; GONZALEZ, P. D. R. Dashboard of eco-innovation. In: DIME International Conference – Innovation, sustainability and policy, University Montesquieu Bordeaux IV, France, 2008.