Resumo

Título do Artigo

OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA OS TREINADORES DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DA CIDADE DE CURITIBA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sentidos do trabalho
futebol amador
treinador de futebol

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Diogo Bonin Maoski
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Programa de pós graduação em administração
2 - Francis Kanashiro Meneghetti
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - PPGA / PPGTE

Reumo

Considerando as mudanças nas formas de conceber e debater o trabalho no contexto contemporâneo e a necessidade de expandir as análises para além do domínio do trabalho enquanto emprego representado pelo mainstream dos estudos organizacionais e considerando ainda as possibilidades de pesquisas nas organizações esportivas amadoras, em contraposição as análises do esporte espetacularizado, o presente estudo, em desenvolvimento, pretende compreender os sentidos atribuídos ao trabalho pelos treinadores do campeonato de futebol amador da cidade de Curitiba.
O presente projeto de pesquisa se orienta mediante a seguinte questão problema: Quais os sentidos atribuídos ao trabalho por treinadores do campeonato de futebol amador da cidade de Curitiba? Dessa forma, possui como objetivo geral compreender quais os sentidos atribuídos ao trabalho por treinadores do campeonato de futebol amador da cidade de Curitiba (Suburbana).
O presente estudo se alicerça nas reflexões acerca das transformações do trabalho no contexto contemporâneo (ANTUNES, ALVES, 2004; ARAÚJO; SACHUK, 2007); da vita activa (labor, trabalho e ação) (ARENDT, 2007); da invenção do "trabalho", do trabalho para si e das atividades autônomas (GORZ, 2003); dos sentidos do trabalho (BORCHARDT; BIANCO, 2016; DOURADO, 2009; SILVA, SIMÕES, 2015); das diferentes manifestações do futebol (DAMO, 2003), do futebol amador da cidade de Curitiba (OLIVEIRA, 2003); do trabalho do treinador de futebol (MOSTARO; BRINATI; HELAL, 2016; NELSON et. al, 2013).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em desenvolvimento, de natureza descritivo-exploratória dividida em duas fases. Na primeira fase, de aproximação, foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, a observação não-participante e a realização de entrevistas semi-estruturadas com oito treinadores de futebol amador da cidade de Curitiba. Na segunda fase da pesquisa será utilizado o método da história oral temática (MEIHY, 2004) para compreensão dos sentidos do trabalho mediante análise a partir das concepções de trabalho de Hannah Arendt (2007) e André Gorz (2003).
A partir das reflexões da fase de aproximação, verificou-se que a relação com o futebol amador extrapola os treinos e as partidas, constituindo parte importante da vida de cada treinador. A atuação, embora caracterizadas por alguns como lazer ou hobby, ocorre de maneira regrada e programada. A dedicação ao futebol ocorre por diferentes motivos, porém, verifica-se que a proximidade dos amigos, a possibilidade de ser reconhecido como integrante de um grande projeto, de estar em evidência e de se posicionar frente aos pares e a comunidade é um ponto de destaque e atração pela atividade.
Em virtude do atual desenvolvimento, as conclusões são preliminares e apontam que a atuação no futebol amador garante destaque aos treinadores, sendo que a atividade possui características que podem ser analisadas ora como “trabalho”, ora como “ação’. Também se verifica uma desvinculação a racionalidade econômica, e uma proximidade com as “atividades autônomas” haja vista que tal atividade necessita de um “trabalho” no sentido de esforço, mas possuem sentido e trazem recompensas tanto pelo processo quanto pelo resultado, formando uma unidade com o tempo e com a vida
ARENDT, H. A CONDIÇÃO HUMANA. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. DOURADO, D. P. et al. Sobre o sentido do trabalho fora do enclave de mercado. Cadernos EBAPE.BR, v. 7, n. 2, p. 349–367, jun. 2009. GORZ, A. Metamorfoses do trabalho. Crítica da razão econômica. São Paulo: Annablume, 2003. NELSON, L. et al. Thinking , Feeling , Acting : The Case of a Semi-Professional Soccer Coach. Sociology of Sport Journal, v. 30, p. 467–486, 2013