1 - Tâmara de Carvalho Bethônico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - cetel
2 - Bernadete O S V Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - DECAC
Reumo
Este estudo tem como objetivo apresentar a implantação de um novo sistema de gestão de pessoas em um Hospital, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria, obstetrícia, saúde mental e cirurgia geral.
O Hospital Cassiano Campolina - HCC, está localizado em posição estratégica na rede de atenção à saúde, na região das vertentes, com acessos pela BR 040, BR 383, BR 381 e MG 270.
O HCC oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria, obstetrícia, saúde mental e cirurgia geral. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos referência no atendimento da população de Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Piedade dos Gerai, que disponibiliza 54 leitos dos quais 47 são dedicados para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde.
Em 2012, o Hospital passava por uma de suas maiores crises financeiras, com mudança de governança/Provedoria e um montante de aproximadamente R$ 300.000,00 em dívidas com fornecedores, governo, prestadores de serviço e folha de pagamento dos colaboradores.
O Hospital estava em péssimas condições de infraestrutura, com toda a equipe desmotivada, com toda a população desassistida e desacreditada na possibilidade de melhora, fornecedores negando-se a cumprir com o reabastecimento de materiais, medicamentos e alimentação dada ao grande número de notas de pagamento em atraso.
); Foi elaborado um plano de trabalho com o objetivo de: 1 - Compreender a cultura organizacional, suas peculiaridades; 2- Identificar junto com as lideranças, as melhores práticas, técnicas e ferramentas já existentes no contexto organizacional para proposição de melhorias sistemáticas.; 3 - Analisar dos impactos das mudanças na rotina dos funcionários e da comunidade, com pesquisas de satisfação, pesquisa de clima organizacional, resultados operacionais, comparação de faturamento, passivos trabalhistas, divulgação de resultados internamente para tratativa das inconformidades.
Todas as mudanças estruturais e financeiras geraram uma série de reações na população: satisfação, motivação, contentamento e até mesmo uma exigência ainda não percebida dada antiga cultura instalada devido as precárias condições de funcionamento.
Em Hospitais onde a saúde e a doença caminham juntas e a vida está em jogo, a gestão se torna matéria mais complexa, haja visto que é necessário reinventar os processos para que o cotidiano e a rotina se adaptem e motivem os colaboradores a efetuarem suas tarefas de forma efetiva. Nestas organizações, observam-se gestores criando formatos estruturais que sobrevivam a competitividade. Desta forma, o modelo de sistema de gestão de pessoas orientado por processos é um instrumento eficaz para implantação da qualidade.