Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DINÂMICO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE COM CULTURA CONSERVADORA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestao
Saúde
Pessoas

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Tâmara de Carvalho Bethônico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - cetel
2 - Bernadete O S V Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - DECAC

Reumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a implantação de um novo sistema de gestão de pessoas em um Hospital, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria, obstetrícia, saúde mental e cirurgia geral.
O Hospital Cassiano Campolina - HCC, está localizado em posição estratégica na rede de atenção à saúde, na região das vertentes, com acessos pela BR 040, BR 383, BR 381 e MG 270. O HCC oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria, obstetrícia, saúde mental e cirurgia geral. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos referência no atendimento da população de Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Piedade dos Gerai, que disponibiliza 54 leitos dos quais 47 são dedicados para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde.
Em 2012, o Hospital passava por uma de suas maiores crises financeiras, com mudança de governança/Provedoria e um montante de aproximadamente R$ 300.000,00 em dívidas com fornecedores, governo, prestadores de serviço e folha de pagamento dos colaboradores. O Hospital estava em péssimas condições de infraestrutura, com toda a equipe desmotivada, com toda a população desassistida e desacreditada na possibilidade de melhora, fornecedores negando-se a cumprir com o reabastecimento de materiais, medicamentos e alimentação dada ao grande número de notas de pagamento em atraso.
); Foi elaborado um plano de trabalho com o objetivo de: 1 - Compreender a cultura organizacional, suas peculiaridades; 2- Identificar junto com as lideranças, as melhores práticas, técnicas e ferramentas já existentes no contexto organizacional para proposição de melhorias sistemáticas.; 3 - Analisar dos impactos das mudanças na rotina dos funcionários e da comunidade, com pesquisas de satisfação, pesquisa de clima organizacional, resultados operacionais, comparação de faturamento, passivos trabalhistas, divulgação de resultados internamente para tratativa das inconformidades.
Todas as mudanças estruturais e financeiras geraram uma série de reações na população: satisfação, motivação, contentamento e até mesmo uma exigência ainda não percebida dada antiga cultura instalada devido as precárias condições de funcionamento.
Em Hospitais onde a saúde e a doença caminham juntas e a vida está em jogo, a gestão se torna matéria mais complexa, haja visto que é necessário reinventar os processos para que o cotidiano e a rotina se adaptem e motivem os colaboradores a efetuarem suas tarefas de forma efetiva. Nestas organizações, observam-se gestores criando formatos estruturais que sobrevivam a competitividade. Desta forma, o modelo de sistema de gestão de pessoas orientado por processos é um instrumento eficaz para implantação da qualidade.