Resumo

Título do Artigo

Stakeholders em revendas varejistas de combustíveis: Um estudo sobre a Saliência, sua dinâmica e impactos estratégicos
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Palavras Chave

Stakeholders
Saliência
Revenda Varejista de Combustíveis

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Edson Ricardo Barbero
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Administração de Empresas
2 - Fábio Gouveia dos Santos
Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo

Reumo

O objetivo desse trabalho é aprofundar a Saliência dos Stakeholders das revendas varejistas de combustíveis no Brasil. Trata-se de um estudo pertencente à Teoria dos Stakeholders, linha teórica em ascensão e que necessita maior aprofundamento qualitativo. Após a desregulamentação, as citadas revendas, consideradas atividades de utilidade pública, migraram de um setor com grande intervenção governamental para outro mais competitivo. Esse artigo afere os impactos dos Stakeholders através de um Estudo de Caso estruturado, sobretudo, pela teoria da Saliência de Mitchel et. (1997).
Apesar da importância do setor e da relevância da Teoria dos Stakeholders, poucas publicações versam sobre tais pontos concomitantemente. Busca-se neste artigo estudar as dimensões qualitativas acerca dos impactos dos Stakeholders sobre as empresas do setor. Problemas de Pesquisa: Quais os stakeholders mais relevantes para as revendas de combustíveis no Brasil e quais seus impactos observáveis no contexto de 2016? Além disto, Como ocorreu a dinâmica da saliência dos stakeholders entre os anos de 1990 e 2016?
Como sabido, Freeman (1984) inaugura o conceito de Stakeholders e aponta a influência que estes exercem nas organizações. O presente artigo debate especificamente a teoria da Saliência de Mitchell et al (1997). Tal teoria indica a importância dos Stakeholders segundo seu Poder, Legitimidade e Urgência. O artigo também debate a análise de Savage et al (1991) em suas duas dimensões polarizadas: ameaça e cooperação dos stakeholders. Diversas contribuições teóricas, neste contexto, são debatidas.
O estudo caracteriza-se como qualitativo. A coleta de dados se deu por meio de questionário semiestruturado em profundidade respondido por 20 especialistas e atores do setor investigado. Também foram utilizados dados secundários, entrevistas não-estruturadas em profundidade com expert e um workshop de análise final. Procurou-se obter triangulação de informações e outros cuidados conforme aponta Yin(2005).
Os dados apontam que concorrentes, distribuidores de combustível, consumidores e shareholders são os mais impactantes stakeholders. O estudo denota grande poder de concorrentes em um contexto econômico de intensa rivalidade. As distribuidoras foram apontadas como relevantes devido ao singular modelo de relacionamento com as revendas. Destacou-se também o consumidor por seu comportamento mutante e exigente. Teoricamente, destaca-se a mutação da Saliência ao longo do tempo, assunto que merece mais pesquisas.
O artigo procurou compreender como ocorrem as influências dos stakeholders nas revendas de combustível por meio da Teoria dos Stakeholders. Com o sucesso na obtenção de respostas de especialistas e atores do setor, os objetivos foram atingidos. Assim, a principal contribuição deste artigo é a apresentação de dados empíricos qualitativos e em profundidade que descrevem as nuances da Saliência em um setor específico e relevante à sociedade. O artigo aponta avenidas para novos estudos e tem as limitações amostrais e não amostrais típicas de estudos qualitativos.
FREEMAN, R. E. Strategic Management: a Stakeholder Approach. Massachussets, Cambridge University Press, 2010. MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. The Academy of Management Review, 22(4), 853-886, 1997. SAVAGE, G. T. et al. Strategies for assessing and managing organizational stakeholders. Academy of Management Executive, 5(2), 61-75, 1991.