Resumo

Título do Artigo

O POLICY DELPHI COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DE FRAMEWORK: o caso dos papéis de promoção do consumo sustentável no contexto Brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Policy Delphi
Método de Pesquisa
Framework

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
2 - Suzanne Érica Nóbrega Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

As ciências sociais aplicadas fazem emergir debates entre pesquisadores em torno dos melhores métodos para compreender um fenômeno social (Silva & Neto, 2010). Desta forma, enfatiza-se a necessidade de adotar métodos de pesquisas flexíveis, que possibilitem a compreensão dos temas investigados a partir de perspectiva plural que permita ampliar o conhecimento do fenômeno no seu campo de investigação. Assim, o Policy Delphi se apresenta com um método de investigação inovador que possibilita compreender questões subjacentes aos temas e avançar em proposições sobre novas formas de atuação.
O objetivo deste artigo foi discutir como o método Policy Delphi pode ser utilizado para o desenvolvimento de um framework sobre os papéis de governo, empresas e sociedade civil para promoção do consumo sustentável no contexto brasileiro. Com isso o artigo revela algumas contribuições para a utilização desse método de investigação na realização de pesquisa em estudos organizacionais, a saber: a demonstração teórico-empírica do método Policy Delphi na investigação de temas complexos e a sua operacionalização como um processo sistemático para obter, trocar e desenvolver informações importantes.
O Polícy Delphi é um método de pesquisa interessante para o planejamento prospectivo de uma dada questão, o que consiste em um processo estruturado e coordenado que busca a formulação de estratégias e políticas para se atingirem objetivos. O seu principal propósito é orientar as decisões e ações futuras (Hair Jr. et. al., 2005), garantindo que todas as opções possíveis sejam consideradas e estimando o impacto e a consequência de qualquer ação particular, além de examinar e avaliar a aceitabilidade de qualquer opção específica (Turoff, 1997; Dunn. 2012; Yau & Chiu, 2015).
O método foi aplicado com 40 especialistas brasileiros na temática em duas rodadas. As etapas adotadas foram: a formulação do questionário e seleção dos painelistas; aplicação dos questionários em plataforma online; elaboração da síntese dos resultados para determinar as posições iniciais dos especialistas sobre o problema investigado; elaboração e envio do novo questionário com comparativo entre as respostas individuais de cada especialistas e as médias dos grupos, com a possibilidade de reavaliar suas opções; verificação dos níveis de convergências e divergências; e elaboração do relatório f
Os resultados foram organizados de acordo com os papéis de cada ator, em níveis macro, meso e micro, com a finalidade de apresentar um framework que representasse a opinião dos especialistas sobre os papéis dos governos, das empresas e da sociedade civil para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Vale ressaltar que 35 (trinta e cinco) papéis foram apontados como relevantes e 03 (três) foram não foram considerados importantes, com base nas medidas centrais e de dispersão obtidas. O framework final apresentado é flexível e possibilita adaptações para temas e setores específicos.
A possibilidade de discutir um fenômeno social complexo junto a especialistas proporciona a troca de informações relevantes a partir de diferentes abordagens, o que amplia a visão do fenômeno investigado, além de contribuir para elaboração de proposições associadas a um tópico específico e com pouco contexto histórico. Assim, o estudo realizado demonstrou que o Policy Delphi é adequado para práticas de pesquisa que se propõem a realizar o planejamento prospectivo de uma dada questão ou para estimular a criação de novas ideias, a exemplo do processo de promoção do consumo sustentável.
Humphrey-Murto, S., Varpio, L., Gonsalves, C., & Wood, T. J. (2017). Using consensus group methods such as Delphi and Nominal Group in medical education research. Medical Teacher, 39(1), 14-19. Klenk, N. L., & Hickey, G. M. (2011). A virtual and anonymous, deliberative and analytic participation process for planning and evaluation: the Concept Mapping Policy Delphi. International Journal of Forecasting, 27, 152-165. Linstone, H. A., & Turoff, M. (1975). The Delphi method: techniques and applications. Boston: Addison-Wesley Publishing.