Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA GERIR E BUSCAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO: UM ESTUDO COM GESTORES DE EMPRESAS NASCENTES DE BASE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

Competências empreendedoras
Competência de oportunidade
Competência organizacional

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Iris Linhares Pimenta Gurgel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Instituto Metrópole Digital
2 - Anatalia Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - André Morais Gurgel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

As empresas de base tecnológica enfrentam demandas duais que envolvem a busca de oportunidade de negócio e de gerenciamento das ações da empresa. Essas ações não são triviais para os empreendedores, porém são consideradas essenciais para o desempenho organizacional. Diante disso, os empreendedores das empresas nascentes precisam desenvolver diversas competências para a realização de suas atividades. Esses empreendedores precisam explorar as oportunidades existentes no mercado, ao passo que precisam aprimorar seus processos já existentes.
Este artigo tem como objetivo identificar as competências existentes nos empreendedores de empresas nascentes de base tecnológica no processo de identificação de oportunidade de negócio e de gerenciamento das principais ações dentro da empresa. Este estudo justifica-se pelo aumento de organizações que surgem para fortalecer o ecossistema empreendedor e que necessitam conhecer em profundidade como estes empreendedores se comportam para daí então propor metodologias de desenvolvimento das competências empreendedoras.
Este trabalho está ancorado nas bases teóricas sobre competências. O conceito de competência está relacionado como sendo uma característica do ser humano que para desenvolver com êxito uma tarefa ou função utiliza das suas capacidades cognitivas e comportamentais (MCCLELLAND, 1973). A partir disso, buscou-se compreender por meio das competências empreendedoras, a perspectiva relacionada à competência de oportunidade e organizacional da teoria de Man e Lau (2002).
Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevistas analisou as ações dos oito empreendedores de empresas incubadas. Para o processo de análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo categorial feita linha a linha. Para auxiliar na interpretação dos dados qualitativos utilizou-se o software NVivo® versão 11 para Windows. Esta pesquisa utilizou de critérios de qualidade para seu desenvolvimento, a citar triangulação, detalhamento do processo de pesquisa, exame pelos pares e reflexividade.
Como resultados, na competência de oportunidade, os empreendedores possuem uma maior ênfase no processo de identificação de oportunidade, no geral não realizam estudos para avaliar oportunidades de negócio, nem avaliam os riscos associados. Com relação à competência organizacional destaca-se ações relacionadas ao controle, delegação, liderança e motivação.
Os resultados presentes nesta pesquisa possibilitam um maior entendimento das competências presentes nos empreendedores de empresas de base tecnológicas no processo de identificar oportunidades e de gerir seus negócios. Isso deve auxiliar os gestores de incubadoras na conscientização da importância em desenvolver as competências empreendedoras, incorporar nos instrumentos de monitoramento aspectos ligados ao eixo empreendedor e promover cursos e treinamentos para os empreendedores.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70. 2004. BOYATZIS, R. E. The competent Manager. New York: John Wiley & Sons, 1982. MAN, T.W.Y.; LAU, T.; CHAN, K.F. The competitiveness of small and medium enterprises: a conceptualization with focus on entrepreneurial competences. Journal of Business Venturing, v.17, n.2, 2002. MCCLELLAND, David C. Testing for Competence Rather Than for Intelligence. American Psychologist. V. 28, n. 1, p. 1-14, 1973.