Resumo

Título do Artigo

O Impacto do Disclosure Voluntário: O Valor da Empresa e as Informações Socioambientais nas companhias abertas
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Palavras Chave

Disclosure Voluntário
Informações Socioambientais
Valor da empresa

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Ingrid Laís de Sena Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
2 - Thamirys de Sousa Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis
3 - Edilson Paulo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis
4 - Wenner Glaucio Lopes Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A teoria da divulgação voluntária pressupõe a divulgação de Informações Socioambientais pela empresa para sinalizar seu desempenho superior às demais do mercado. Com isso, Plumlee, et al. (2015) buscaram analisar a ligação entre o valor das empresas no disclosure ambiental no preço das ações, no fluxo de caixa, e custo de capital. No Brasil, Peixoto, et al. (2016) analisaram a relação do disclosure voluntário com a de criação de valor por meio do custo de capital, sem considerar outras métricas que possam representar o valor das firmas, o que justifica a relevância do presente estudo.
O problema de pesquisa é: qual o impacto da divulgação das informações socioambientais no valor das companhias que compõem o IBRX Brasil da B3? O objetivo é analisar a relação entre o disclosure voluntário de informações socioambientais e o valor da empresa, medido por meio do preço das ações, custo de capital próprio e o fluxo de caixa futuro esperado, de companhias listadas na B3, sendo métricas relevantes na análise do desempenho de empresas que negociam em mercado de capitais.
A divulgação de informações voluntárias tem se intensificado no que se refere ao disclosure de informações sociais e ambientais, sendo evidenciado como de bastante importância pelas iniciativas de organismos nacionais e internacionais. Com isso, devido a relevância em identificar fatores que possam vir a gerar valor para as empresas, há estudos que relacionam o disclosure socioambiental das companhias à suas respectivas performance, tais como Margolis, et al. (2008); Van Beurden & Gössling, (2008); Galbreath & Shum (2012); Alafi & Hasoneh (2012); e, Saeidi et al. (2014).
A amostra é de 75 companhias brasileiras listadas na B3 pelo índice IBRX Brasil, no período de 2010 a 2015. As informações foram coletadas com base nos relatórios de sustentabilidade divulgados, bem como pela base de dados Economatica®. As variáveis dependentes utilizadas como medidas de valor foram o preço das ações, o fluxo de caixa livre e o custo de capital próprio, e como variável explicativa foi utilizada a divulgação do relatório de sustentabilidade. A análise se deu por meio das estatísticas descritivas e de modelos econométricos estimados pelos métodos MQO e de Efeitos Fixos.
Verificou-se que 75% da amostra divulgam Informações Socioambientais. Todavia, na primeira hipótese, que esperava-se uma relação positiva entre disclosure voluntário e o valor da empresa medido pelo preço das ações, não houve significância estatística. A segunda hipótese de pesquisa foi rejeitada, pois mesmo havendo relação positiva entre as variáveis, não houve significância estatística. E quanto a terceira hipótese, também foi rejeitada, devido ter apresentado relação negativa entre as variáveis, mas não houve significância estatística.
De maneira geral para a amostra estudada, a análise dos resultados possibilitou verificar que as informações socioambientais divulgadas pelas companhias brasileiras, medidas por meio da divulgação dos relatórios de sustentabilidade, não impactaram nas medidas de valor das empresas que foram analisadas, ou seja, a divulgação de informações socioambientais não impactam ou afetam o desempenho das companhias que compõem o mercado brasileiro. Esse resultado corrobora com outros estudos que realizaram esta analise em nos mercados americanos e turco (Aras, Aybars & Kutlu, 2010; Plumlee et al., 2015).
Aras, G., Aybars, A., & Kutlu, O. (2010). Managing corporate performance: Investigating the relationship between corporate social responsibility and financial performance in emerging markets. Int.J. Productivity Performance Manage, 59(3), 229–254. Plumlee, M., Brown, D., Hayes, R. M., R., & Marshall, S. (2015). Voluntary environmental disclosure quality and firm value: Further evidence. J. Account. Public Policy, 34(4), 336–361. Verrecchia, R. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32, 97-180.