Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ferramenta 5S
Gestão da Qualidade
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Marina Jensen Beghetto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER) - Centro
2 - Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
3 - Silvia Mara Machado Dusi
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ (FACET) - Centro

Reumo

O presente estudo respalda-se na importância da aplicação de ferramentas da qualidade em processos, tanto em organizações que iniciam suas atividades e buscam estabelecer padrões de qualidade, quanto naquelas já estabelecidas, que visam à melhoria contínua de seus processos. O fato de sua realização em uma organização da administração pública eleva a relevância, já que, tanto as características de gestão inerentes às organizações públicas do Brasil, usualmente relacionadas a culturas organizacionais rígidas, resistência a mudanças e ineficiência, quanto os positivos resultados atingidos.
Quais os resultados da aplicação de uma ferramenta de gestão da qualidade nos processos e no ambiente, em um departamento de uma organização da administração pública? O artigo define como objetivos operacionais: i) estudo conceitual da ferramenta 5S e sua a aplicação em organizações da administração pública; ii) estudo conceitual da gestão da qualidade na administração pública; e iii) aplicação da ferramenta na organização pública, identificando focos geradores de desperdícios, desenvolvendo as atividades sugeridas, medindo resultados e formalizando sua manutenção.
Para Gapp, Fischer e Kobayashi (2008) e Kanamori et al (2016) a ferramenta 5S pode ser considerada a base para implantação da qualidade total e produção enxuta, sendo seu nome proveniente das iniciais de 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. A Gestão Pública sofre o impacto das evoluções dos modelos e formas de gestão, já aplicados à iniciativa privada. Países como Reino Unido apresentam um compromisso com a melhoria na gestão pública, traduzida por uma ampla aplicação de ferramentas de gestão da qualidade no setor público, como Lean Kaizen e Six Sigma.(RADNOR, 2010)
O estudo utilizou um ambiente natural como fonte direta para coleta de dados, tendo o pesquisador como instrumento-chave, sendo desenvolvido sob o método de Pesquisa-Ação. Para Thiollent (1986), o objetivo deste método de pesquisa é amplo em relação à pesquisa participante, pois, somada à imersão do pesquisador na situação investigada, sugere-se comprovação e envolvimento cooperativo com o objeto. Os focos do método são: possibilidade do trabalhador intervir no processo ou sugerir um novo serviço ou produto; e, os achados do trabalho se tornarem o foco das mudanças propostas.(KUMAR, 2005)
Inicialmente, apesar da resistência à mudança, os colaboradores participaram de uma pesquisa, voltada para a análise da percepção destes, em relação à organização do ambiente de trabalho. Em seguida, os colaboradores organizaram seus espaços de trabalho, identificando itens não necessários e documentos de uso mais frequente, realizando também, reuniões para envolvimento dos colaboradores nas decisões, facilitando a implementação das etapas ao longo do tempo. Entre os resultados mensuráveis, destacam-se a eliminação de 302 quilos de papel e 410 unidades de lixo eletrônico.
O estudo atingiu os objetivos ao apresentar resultados práticos relacionados à aplicação da ferramenta 5S em uma organização da administração pública, tanto em processos, por meio da melhoria na utilização de espaços e definição de locais para documentos e procedimentos, quanto no ambiente de trabalho, tendo em vista que asseio, maior organização e envolvimento dos colaboradores são fatores relacionados aos objetivos. A importância da ferramenta 5S é notada quando analisados dois fatores: capacidade de aceitação de mudanças e volumes de documentos e eletrônicos eliminados ao final do processo.
KANAMORI, S. et al. Impact of the japanese 5S management method on patients’ and caretakers’ satisfaction: a quase-expermental study in Senegal. Global Health Action, v. 9, n. 1, 2016 KUMAR, R. Research methodology: A step-by-step guide for beginners. Frenchs Forest: Pearson Education. 2005 RADNOR, Z. Transferring lean into government. Jour. of Manufact. Tech. Manag, v. 21, n. 3, 2010 THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986