Resumo

Título do Artigo

O PERFIL EMPREENDEDOR DE MORADORES DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Política Pública
Perfil Empreendedor

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Irene Ciccarino
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Rio de janeiro
2 - Allan Borges Nogueira
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FGV) - Rio de Janeiro

Reumo

A prática empreendedora pode ser uma alternativa para o rompimento do ciclo da pobreza por centrar-se na identificação de oportunidades e na autonomia do indivíduo, dependendo de relação da pessoa em seu meio. Este trabalho convida à reflexão do que podemos fazer para respeitar a singularidade existente nos públicos alvo de políticas de assistência social e conseguirmos propor ações que melhorem a vida dessas pessoas. Para isso foi acompanhado por dois anos o trabalho realizado pela Secretaria de Habitação nos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida [PMCMV] na cidade do Rio de Janeiro.
Os principais desafios relatados pelos técnicos da secretaria são: escassez de recursos, baixa escolaridade e estrutura familiar mononuclear. Esses desafios são potencializados pela distância dos condomínios em relação às redes de apoio e aos polos de concentração de emprego. Buscando resposta para essas questões foi realizada uma survey na intenção de aferir o perfil empreendedor do público alvo do programa, cujos resultados justificariam ações que fomentasse a capacitação e o incentivo à prática empreendedora local. O objetivo deste trabalho é relatar as conclusões sobre esse perfil
O empreendedorismo pode ser uma solução ampla, tanto para melhoria da oferta local de produtos e serviços, quanto para o aumento dos índices de emprego e renda. Ao aprender a identificar oportunidades com base nas dificuldades e problemas quotidianos, cria-se uma situação de autonomia e criatividade, diminuindo a dependência do indivíduo. Ao mesmo tempo, estimula-se autoestima, cidadania, qualidade de vida e percepção político-social. O perfil empreendedor é o construto latente anterior a atividade empreendedora. Pode ser estimulado e reforçado para garantir que novos negócios sejam criados.
Foi desenvolvido um estudo quantitativo, dedutivo, no intuito de descrever o perfil empreendedor dos moradores de condomínios subsidiados pelo PMCMV. Com base na revisão da literatura de empreendedorismo e nas variáveis consideradas pelo Global Entrepreneurship Monitor [GEM] para acompanhar o empreendedorismo em mais de 62 países, foi elaborado um questionário aplicado de forma aleatória à 497 moradores. Os resultados foram analisados por meio de Regressão Linear multivariada no intuito de identificar quais variáveis constituem esse perfil.
Desse modo, foi testada a hipótese de que o público do PMCMV possuiria potencial empreendedor e que poderia se beneficiar de ações de aprimoramento desse potencial, desenvolvendo negócios, no território [H1]. Entender o que compõe esse perfil foi fundamental para convencer os patrocinadores e para direcionar a customização da iniciativa. 76% das entrevistadas eram mulheres, as famílias, em geral, monoparentais. 57% dos entrevistados possui baixa escolaridade. Apenas 34,78% da amostra possui atividade com remuneração contínua; 8,79% alegam nunca ter trabalhado.
Ao contrário do esperado, idade, escolaridade e experiência profissional não são variáveis significativas. Se pessoa seja capaz de se planejar, aprender, se responsabilizar por resultados, delegar e acompanhar tarefas, o perfil empreendedor se manifesta. Logo esforços no sentido de auxiliar a desenvolver essas habilidades seriam os mais efetivos. Aplicando a equação do modelo verificamos que 64% apresenta potencial empreendedor superior à média. Concluímos que há perfil empreendedor, que poderia ser estimulado para ajudar a resolver os desafios identificados no trabalho social.
Ahmad, Nadim, Seymour, Richard G. (2008)“Defining Entrepreneurial Activity: Definitions Supporting Frameworks for Data Collection”. OECD Statistics Working Paper Baron, Robert; Shane, Scott. (2006)“Empreendedorismo: uma visão do processo”; editora Thomson Learning Fillardi, L. F.; Barros, F. D; Fischman, A. A. (2014). “Do home empreendedor ao empreendedor contemporâneo: Evolução das características empreendedoras de 1948 a 2014.” Revista Ibero-Americana de Estratégia Levie, J. and Autio, E. (2008) ‘A theoretical grounding and test of the GEM model’, Small Business Economics, 31(3), pp. 235–26