Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA ASSIMETRIA INFORMACIONAL DE EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Características do conselho de administração
Assimetria da informação
Executivos e acionistas

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Alini da Silva
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
2 - PAULO ROBERTO DA CUNHA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCC - PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM CIENCIAS CONTABEIS

Reumo

Características demográficas dos conselhos (independência, tamanho, etc.) podem ser determinantes de certos comportamentos dos conselheiros, bem como executivos, os quais podem se tornar eficazes para o atendimento dos interesses dos acionistas e diminuição da assimetria informacional. De acordo com a Teoria da Agência, a assimetria informacional é passível de determinar se o conselho de administração está sendo eficaz na realização de suas tarefas (RUTHERFORD; BUCHHOLTZ, 2007).
Diante da importância do conselho de administração para com o ambiente de informação da empresa, primando pelos interesses dos acionistas, delimitou-se a seguinte questão problema: qual a influência das características do conselho de administração na assimetria informacional de empresas? Com o intuito de responder a este questionamento, apresenta-se como objetivo analisar a influência das características do conselho de administração na assimetria informacional de empresas.
A assimetria da informação ocorre principalmente quando há separação de propriedade e controle das empresas, demonstrando-se como problemática, pois os principais e agentes podem possuir diferentes objetivos, agindo de acordo com suas próprias necessidades e com as informações que apresentam. O desiquilíbrio de informações relaciona-se com problemas de agência, sendo auxiliados com custos de agência, como o conselho de administração, por exemplo, que atua para monitorar as ações e informações da empresa em prol dos interesses do principal (RUTHERFORD; BUCHHOLTZ, 2007).
A presente pesquisa é descritiva, documental e quantitativa. A amostra correspondeu as empresas listadas no índice IBRx100 da BM&FBovespa, no período de 2012 a 2016. A coleta de dados quanto as variáveis de assimetria da informação, características do conselho de administração e variáveis de controle foram realizadas por meio da base de dados Thonson. A análise dos dados foi possibilitada pela aplicação de estatística descritiva para demonstrar as tendências das variáveis (software SPSS) e regressão de dados em painel (software STATA), pela análise das variáveis ao longo do tempo.
Quanto as variáveis significativas dos modelos, constatou-se que o tamanho do conselho de administração apresentou influência significativa para a diminuição do nível de assimetria da informação. Também, a independência e expertise dos conselheiros influenciaram significativamente para a diminuição do nível de assimetria da informação. Ainda, em relação as variáveis de controle, constatou-se que quanto maior a empresa e sua rentabilidade significativamente menor é o nível de assimetria da informação entre executivos e investidores.
Constatou-se na atual pesquisa, que somente o custo de agência de monitoramento da instauração do conselho de administração nas empresas, não é suficiente para se ter a diminuição da assimetria da informação, mas sim, este deve possuir algumas características que aumentam sua qualidade de atuação, para então contribuir com este intuito. Assim, deve-se primar por características específicas de qualidade do conselho, como é o caso do tamanho, expertise e independência, para então auxiliarem na diminuição da assimetria da informação e demais problemas e custos de agência.
ANGLIN, P.; EDELSTEIN, R.; GAO, Y.; TSANG, D. How does corporate governance affect the quality of investor information? The curious case of REITs. Journal of Real Estate Research, 33(1), 1-23, 2011. CORMIER, D.; LEDOUX, M.-J.; MAGNAN, M.; AERTS, W. Corporate governance and information asymmetry between managers and investors. Corporate Governance: The international journal of business in society, v. 10, n. 5, p. 574-589, 2010. GOH, B. W.; LEE, J.; NG, J.; OW YONG, K. The effect of board independence on information asymmetry. European Accounting Review, 25(1), 155-182, 2016.