1 - Polyandra Zampiere Pessoa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Ciências Contábeis
2 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
3 - Elias Pereira Lopes Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CCSA
4 - BRENO MOTA DO NASCIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Reumo
A relação entre características demográficas e nível de empregabilidade de egressos é um tema discutido por estudos internacionais, devido ao impacto direto no desenvolvimento econômico e social das comunidades ao redor do mundo. A vida profissional é caracterizada, cada vez mais, por uma baixa segurança no emprego e diferentes tipos de contratos de curto prazo. As mudanças ocorridas no mercado de trabalho levaram a demandas por novas e diferentes qualificações, incluindo uma maior necessidade de competências genéricas, resultando em um foco mais intensivo no impacto do ensino superior.
Considerando os estudos apresentados na pesquisa, os quais elencam análises de características e variáveis, envolvendo egressos e empregabilidade, as quais podem impactar no nível de empregabilidade dos egressos, o presente estudo parte da seguinte questão problema: Qual a influência das características demográficas e de avaliação de curso na renda e na probabilidade de os egressos estarem trabalhando na área de formação? O objetivo geral é analisar a influência das características demográficas e de avaliação de curso na renda e empregabilidade dos egressos do ensino superior.
A fundamentação teórica da pesquisa é pautada em dois tópicos:
2.1 Egressos, Renda e Empregabilidade
O termo empregabilidade é usado para significar um conjunto de conquistas que compreende habilidades, compreensão e atributos pessoais, os quais tornam um indivíduo mais propenso a garantir e ter sucesso na ocupação que escolheu, em benefício de si mesmo, a força de trabalho, a comunidade e a economia.
2.2 Evidências empíricas: empregabilidade, renda e egressos
O acompanhamento de egressos é essencial para que as instituições compreendem e melhorem a eficácia dos seus programas educacionais.
A pesquisa foi realizada com 410 graduados da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que concluíram seus cursos no período de 2013 a 2021. Para analisar os dados, utilizou-se as técnicas de análise de regressão múltipla e de regressão logística.
Os resultados do estudo revelam descobertas interessantes sobre os ex-alunos: um nível mais elevado de educação foi relacionado com uma renda inferior, os ex-alunos que escolhem seguir carreiras fora de suas áreas de formação recebem salários mais altos e o impacto percebido do curso está diretamente relacionado à rendados egressos. Os resultados oferecem uma compreensão valiosa dos fatores que influenciam a empregabilidade dos egressos e identificam áreas de êxito e potenciais melhorias, estabelecendo uma fundação sólida para debates posteriores.
Os resultados demonstraram insights significativos sobre os fatores que impactam na probabilidade de os egressos estarem empregados na área de formação. Desse modo, a análise estatística revelou que o envelhecimento, representado pela faixa etária, está associado a uma redução nas chances de empregabilidade, sugerindo uma dinâmica no mercado que favorece profissionais mais jovens. Por outro lado, a correlação positiva entre renda e empregabilidade evidencia a importância econômica da formação específica.
Mainga, W., Murphy-Braynen, M. B., Moxey, R., & Quddus, S. A. (2022). Graduate employability of business students. Administrative Sciences, 12(3), 72.
Nilsson, S. (2017). Employability, employment and the establishment of higher education graduates in the labour market. Graduate employability in context: Theory, research and debate, 65-85.
Queiroz, T. P.; Anastácio de Paula, C. Paixão. (2016). O relacionamento com egressos como estratégia organizacional para o desenvolvimento das instituições de educação superior. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 6(1), p. 4-18.