Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE GESTÃO: um estudo de caso no NEPES da UNA Divinópolis
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Palavras Chave

Extensão universitária
Formação profissional
Estudo de caso

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - WAGNER FERREIRA DE ALMEIDA
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Divinópolis
2 - Jefferson Thompson Pimenta
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - DIvinópolis

Reumo

O estudo emerge do trabalho de implantação do NEPES na UNA Divinópolis/MG, um projeto de extensão colaborativo iniciado em 2020 por alunos e professores da área de Gestão e Negócios. O NEPES focaliza categorias como cesta básica, preços de aluguéis e combustíveis, tornando acessíveis esses dados à comunidade acadêmica e geral através de boletins informativos.
Este estudo teve como principal objetivo verificar, na percepção dos estudantes participantes do NEPES, a contribuição da extensão no seu processo de formação. A problemática central do estudo reside na questão: Até que ponto a participação em projetos de extensão universitária, como o NEPES, influencia a formação acadêmica e profissional dos estudantes?
A fundamentação teórica deste estudo é estruturada em dois capítulos distintos. O primeiro aborda os fundamentos conceituais da extensão universitária, enquanto o segundo foca na análise da extensão universitária na Faculdade UNA.
Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa para explorar as percepções dos participantes sobre o papel da extensão universitária em seu processo de formação. Além de ser bibliográfica, a pesquisa foi realizada como um estudo de caso único focado no projeto NEPES da Faculdade UNA de Divinópolis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 estudantes que participaram do projeto no segundo semestre de 2023. As entrevistas foram conduzidas individualmente via Zoom, gravadas e posteriormente transcritas para análise usando a técnica de análise de conteúdo.
A análise dos resultados revelou contribuições significativas dos estudantes participantes do projeto NEPES. Eles destacaram o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências comportamentais como benefícios-chave da extensão universitária. Exemplos concretos incluem o aprendizado do Excel para gestão eficiente, habilidades de comunicação e colaboração em equipe e superação do medo de falar em público. Essas experiências demonstram como a extensão não apenas complementa a teoria acadêmica, mas também prepara os estudantes para desafios reais do mercado de trabalho.
Este estudo investigou o impacto da extensão universitária no desenvolvimento dos estudantes dos cursos da área de gestão da Faculdade UNA, através do projeto NEPES em Divinópolis. Os depoimentos dos participantes destacaram como as atividades extensionistas enriqueceram tanto sua formação profissional quanto pessoal, incentivando o aprendizado contínuo e a integração com a comunidade local. A pesquisa apontou para a necessidade de maior engajamento dos estudantes e sugere que futuros estudos ampliem a análise para diferentes áreas de conhecimento.
ARAÚJO, Emanuela de; SILVA, Aurélio Rodrigues da. Educação e Cidadania: pressupostos para o compromisso social. In: SÍVERES, Luiz (org.). A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083. Acesso em 01 fev. 2024. DEUS, Sandra de. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Rio Grande do Sul: Ed. PRE-UFSM, 2020. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/EBOOK_-_Sandra_de_Deus_-_Extensao_Universitaria.pdf . Acesso em 06 fev. 2024.