caso para ensino
escrita de casos
produção de casos
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Ambientes de ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Tatiana da Silva Arruda UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM
2 - Halana Adelino Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
Reumo
Os casos para ensino têm se mostrado como uma metodologia de ensino ativa útil ao ensino de Administração, em suas variadas disciplinas, no Brasil e contribuem para a formação dos alunos, corroborando à aquisição e/ou fortalecimento de habilidades. Favorecem atividades de investigação, contribuindo para o desenvolvimento profissional discente e docente em exercício (Rocha et al., 2020) e expõem os alunos a processos decisórios e a dilemas que os executivos vivem cotidianamente.
Destaca-se um interesse mútuo na produção dos casos para ensino. A abertura de novos espaços para publicação e a adesão de novos autores fomenta a elaboração de casos para ensino, considerando diversos contextos culturais e geográficos, bem como uma pluralidade de temas. Ao observar a crescente produção e disseminação, acredita-se que é importante fazer um apanhado da literatura de casos para ensino no País. A partir de tal constatação, foi delineado o objetivo deste texto, o de apresentar um panorama da produção de casos para ensino no Brasil, entre os anos de 2012 e 2023.
Têm-se nos casos para ensino a possibilidade de contextualização teórico-prática que leva o discente a vivenciar uma situação-problema próxima da realidade dele (Roesch & Fernandes, 2007). Na seção, são apresentadas as tipologias de casos para ensino, as áreas em que os casos são publicados, a utilização de diversos recursos linguísticos que visam melhorar a estrutura do caso e uma discussão da relevância dos casos ao ensino e aprendizagem em Administração.
O texto apresenta o total de casos publicados entre 2012 e 2023, bem como em quais revistas eles foram publicados. Além disso, faz-se uma apresentação do período em que os casos foram publicados, quem são os principais autores e quais são as instituições, região e estados da federação em que os autores e as instituições estão localizadas.
Considerando a apresentação dos resultados, pode-se dizer que há avanço na produção de casos no Brasil. Quando observados os resultados, temos um número maior de revistas que aceitam casos para ensino, há um maior número de áreas abordadas, bem como um maior número de autores. Além disso, a representatividade de instituições que produzem casos para ensino também cresceu exponencialmente. Assim sendo, pode-se dizer que o cenário de produção de casos, em 2024, engloba textos de diversas áreas da Administração, produzidos e disseminados em diversas regiões, em pelo menos 14 estados da federação.
Alberton, A., & Silva, A. B. D. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, 22, 745-761.
Silva, A. D., & Bandeira-de-Mello, R. (2021). Aprendendo em ação: Utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.
Valdevino, A. M., Brandão, H. A., Carneiro, J. S., dos Santos, Í. A. T., & de Santana, W. J. P. (2017). Caso para ensino como metodologia ativa em administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 1-12.