Planejamento estratégico
Precificação de artesanato
Contabilidade de Custos.
Área
Finanças
Tema
Gestão Financeira
Autores
Nome
1 - Paulo César dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife
2 - Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Ciências Contábeis
Reumo
O projeto proposto investigará o cooperativismo com os artesãos como
possibilidade de viabilização de ofício. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), mais de 75% dos municípios brasileiros têm o artesanato presente na economia, contribuindo como fonte de renda para muitas pessoas.
Este estudo investiga a percepção dos gerentes de cooperativas em relação às práticas de controle contábil e gerencial na precificação de produtos artesanais.
Os resultados revelaram que os artesãos, em geral, não utilizam métodos de custeio encontrados na literatura, confiando, em vez disso, em seu próprio conhecimento e experiência para tomar decisões sobre preços.
Uma abordagem de pesquisa qualitativa foi empregada para obter insights sobre os métodos de precificação adotados pelos artesãos. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aplicada aos gestores das cooperativas de trabalho que participaram da 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e da 21ª edição da Feira Nacional de Artesanato no Classic Hall (Fenahall) em Recife, Brasil.
Conforme uma escala de níveis de conhecimento sobre práticas contábeis e gerenciais, que vai do Nível 1 (Não está implantado, mas conhece) ao Nível 5 (Implantado e com utilização gerencial), a maioria das respostas se concentra abaixo do Nível 5. Essa situação representa um problema, pois a falta de compreensão das informações gerenciais e de custos pode comprometer a precisão na precificação dos produtos, potencialmente levando ao fracasso do negócio.
Os resultados destacam a importância do planejamento estratégico e da contabilidade de custos na precificação de produtos artesanais. Capacitar os artesãos com conhecimento nessas áreas é fundamental para a sustentabilidade e o sucesso de seus negócios, que desempenham um papel vital na economia local e na geração de empregos, principalmente em comunidades carentes
OLIVEIRA, Milena. FORMAÇÃO DE PREÇO E VISIBILIDADE MERCADOLÓGICA DO EMPREENDIMENTO DA ARTESÃ DONA RÔ. 2017. 63 p. Monografia de TCC – Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte – Natal, RN.
LEITE, Luana Maria Pereira da Silva. Metodologias de custeio e precificação: um estudo da formação de preço de venda de artesanatos em Piúma-ES. 2021.
DE LIMA, Andreza Cristiane Silva et al. Mecanismos Utilizados para Formação do Preço de Artesanatos: Um Estudo Junto aos Artesãos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga Em Recife/PE. Revista Controladoria e Gestão, 2021.