Balanced Scorecard
Papel do Gestor
Gestão Estratégia
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Processo Estratégico nas Organizações
Autores
Nome
1 - Marcela Resende Oliveira dos Santos PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - Coração Eucarístico
2 - Simone Costa Nunes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Antonio Carvalho Neto PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - PPGA
4 - Wilson Aparecido Costa de Amorim Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
Reumo
O Balanced Scorecard (BSC) tem sido amplamente adotado como ferramenta de gestão por meio de uma abordagem formal e sistemática (Kaplan, 2002), que tem a capacidade de medir indicadores financeiros e indicadores de desempenho não financeiros, integrando-os em uma rede de causa e efeito, possibilitando uma reflexão mais abrangente da complexidade da gestão contemporânea. (Mendes e Toscano, 2010). O estudo que ora se apresenta buscou responder à seguinte questão: Como os gestores influenciam o processo de implementação do processo de desdobramento estratégico através da ferramenta do BSC?
Muitas empresas apresentam dificuldades em implantar as estratégias elaboradas pela alta administração. As dificuldades decorrem de diversos fatores, como a prevalência de métricas financeiras e a fragilidade na identificação de indicadores. Mas, entre os fatores críticos, o envolvimento e apoio dos gestores destaca-se como o principal em diversos estudos, sendo considerado fator crucial para o sucesso na implementação de uma ferramenta de gestão como o BSC. Frente a isso, o estudo teve como objetivo compreender como os gestores influenciam o processo de implementação do BSC.
A gestão eficaz vai além da visão estratégica, envolvendo também habilidades de gerenciamento para garantir a implementação (Kaplan, 2002). Segundo Rego e Pina (2003), a efetividade do processo de transformação está amplamente ligada à competência do gestor, não se restringindo apenas à visão estratégica, desempenhando este um papel crucial ao adotar medidas para garantir a sobrevivência a curto prazo e ao direcionar a organização para superar obstáculos e assegurar seu futuro, ultrapassando as fontes de inércia.
A pesquisa foi realizada em uma startup brasileira com atuação global, de grande porte (acima de 500 empregados) (IBGE, 2021), com sede instalada no Estado de Minas Gerais. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa; o método configura-se como estudo de caso único; e a coleta de dados ocorreu por meio de 21 entrevistas com gestores na alta gestão (C-level e diretoria) e na gestão intermediária (gerente e supervisor), de todas as áreas da empresa e, todos eles conectados ao processo de planejamento estratégico. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, por categorias.
Embora a formulação estratégica seja frequentemente centralizada na alta gestão, a implementação depende do engajamento dos gestores em todos os níveis. O envolvimento crítico dos gestores, especialmente os de nível intermediário, desempenha papel fundamental na tradução das informações estratégicas para a realidade operacional. A falta de compreensão do propósito e dos objetivos, e de acompanhamento estratégico, impede o engajamento total dos gestores e, sem esse contexto, eles não podem agir como agentes de mudança nem direcionar efetivamente suas equipes no processo de implementação do BSC.
O objetivo do Balanced Scorecard é garantir o alinhamento de todas as áreas da empresa em torno dos mesmos objetivos estratégicos, permitindo que todos compreendam como seu trabalho contribui para a estratégia geral e, ainda, como podem direcionar seus esforços para alcançar os resultados desejados. Na Ativa, não obstante os desafios enfrentados e as dificuldades relatadas, há o entendimento por parte dos gestores de que o processo de planejamento estratégico tem apresentado evolução e que é necessário compreender sua implementação como processual e que tem um período de maturação.
Galas, E. S., & Forte, S. H. A. C. (2021). Fatores que interferem na implantação de um modelo de gestão estratégica baseado no Balanced Scorecard: estudo de caso em uma instituição pública. Revista de Administração Mackenzie, 6, 88-112.
Kaplan, R. S. (2002). Lead and manage your organization with the balanced scorecard. Harvard Business Publishing, 1-4.
Mendes, R., & Toscano, T. (2010). Fatores críticos de sucesso para a implantação e uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão da estratégia: estudo de caso de duas empresas brasileiras. In Anais do 17º Congresso Brasileiro de Custos.