Avaliação Externa
Escola Municipal Maria Catarina
formação humana.
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Rio Claro
2 - Marllon Frank Teixeira Ferreira Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Enderson Rodrigues de Carvalho Faculdade IBCMED - Porto Alegre
4 - Roberta Alice Januzzi Martins UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP) - Benjamim Constant - Petrópolis
Reumo
A Escola Municipal Maria Catarina Barbosa está localizada no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, no bairro Ponte Preta, situado na zona norte da cidade. Trata-se de um bairro de periferia, baixa renda e vulnerabilidade social. A escola atende alunos da Educação Infantil, ensino Fundamental anos inicias e finais, além de Educação de Jovens e Adultos. Os alunos são provenientes desse bairro e adjacentes, todos de periferia.
Ainda com a apropriação do conceito de sociedade administrada, Ramos-de-Oliveira (2001) discute que o ensino, em sua plenitude, tem como objetivo principal colaborar para o desenvolvimento do indivíduo, revelando um mundo complexo que combina elementos universais e particulares, promovendo uma comunicação expressiva e organizando conhecimentos acumulados ao longo do tempo - tudo isso com o intuito de promover a emancipação.
De Sordi, Varani e Mendes (2017) notam que é a ampliação dos discursos de cunho mercadológico sobre a qualidade da escola que é prioridade na atualidade.
Barretos (2012) discute justamente a fragilidade da avaliação externa como ferramenta pedagógica e dos desafios em utilizar de forma mais eficaz os resultados dessa avaliação.
Para isso, vamos nos apropriar dos resultados do SAEB para o contexto de Minas Gerais, Juiz de Fora e da Escola Municipal Maria Catarina Barbosa. Ainda, vamos construir um relato de experiência da diretora da escola, que há 15 anos é servidora pública da mesma e que, no momento, ocupa o cargo de direção da escola.
Um olhar para as avaliações externas implica em constituir uma análise que vê a aprendizagem como algo que pode ser medido como desempenho, a partir do qual se extraem indicadores. Portanto, as avaliações que analisamos aqui são puramente classificatórias e objetiva construir índices para avaliação da qualidade da educação básica.
O objetivo desse trabalho foi pensar os impactos das avaliações externas em larga escala na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Inicias e Finais e EJA), em Juiz de Fora, a partir de uma visão emancipatória de educação.
ALMEIDA, L. C. Quando o foco passa a ser o resultado na avaliação externa em larga escala: evidências de uma rede. Educação em Revista, v. 36, p. e233713, 2020.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 738-753, set./dez. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação: Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em:13 maio 2023.
CROCHICK, J. L. Educação, neoliberalismo