2 - Alberto de Medeiros Jr UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
Reumo
Segundo a Brasscom, o Brasil forma menos profissionais de TI por ano, do que a demanda do mercado, promovendo uma escasses crescente de profissionais de TI. As empresas precisam ser mais atraentes e investir em educação tecnológica para manter-se no mercado. Com a advento da pandemia aumentou-se ainda mais a demanda por salários mais altos e o trabalho remoto A BusinessTech já enfrentava um elevado turnover de 74%, na área de Teconologias Avançadas (TA) em jan/2022, e precisava melhorar seus indicadores para se manter competitiva no mercado de tecnologia
A BusinessTech (nome fictício) uma das líderes mundiais em tecnologia digital e consultoria, buscava a redução do elevado turnover de sua operação de Tecnologias Avançadas (TA), adotou-se o método de design science, por meio de três pesquisas, a qualitativa interna (executivos e departamentos), a qualitativa externa (clientes, concorrentes e entidades de classe) e a pesquisa de desligamento dos profissionais que saíram da empresa, visando entender os motivos que levam a saída dos profissionais
A partir das pesquisas realizadas e convergências ao Zaharee (2018), identificou-se os principais três motivos da saída não desejada dos profissionais: o plano de carreira, o ambiente de trabalho e o salário / benefícios. A partir daí, iniciou-se a criação de uma série e ações e iniciativas que visavam melhorar o índice de turnover da BusinessTech
Consideraram-se duas propoastas, visando a retenção e atração dos talentos: a automação dos processos de RH e a criação de startup, suportados por 5 pilares identificados: recompensa e benefícios, formação e desenvolvimento, flexibilidade, ambiente de trabalho e bem-estar e equilíbrio familiar. Para o hub de inovação, considerou-se um ambiente corporativo virtual (mundo metaverso) e soluções tecnológicas. Pelo diagrama de Ishikawa, criou-se um plano de ações e iniciativas visando a redução do turnover, que foram quantificadas, qualificadas e priorizadas e os seus recursos para a implantação
A BusinessTech reduziu o turnover de 74% para 49,6% (primeiro ano), com aos quick wins da fase 1 do plano de ação, melhorando em 3% a receita e 6% sua margem, totalizando cerca de R$ 1 milhão. Já na fase 2 do plano, reduziu o turnover para 40%, melhorando a satisfação e o engajamento dos profissionais e a meta de chegar nos 20% nos anos seguintes. Outro ganho quantitativo foi a melhora no índice do GPTW (Great Place To Work) de 2021 para o ano 2022
Foram combinados metodologias e processos com tecnologias (Metaverso, BPM, AI) que culminaram na melhora do ambiente de trabalho da BusinessTech, maior satisfação dos seus profissionais, contribuição social no papel de formação e capacitação profissionais para o mercado de TI, além de obter significativos resultados financeiros e uma vantagem de diferencial competitivo e perene da BusinessTech para o mercado de tecnologia