Resumo

Título do Artigo

SUPORTES ORGANIZACIONAIS E APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE FUNCIONÁRIOS DE UM BANCO PÚBLICO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Suporte organizacional à aprendizagem
Aprendizagem individual
Competências digitais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - Francisco Maike Martins Pinto
-
2 - Bruno Chaves Correia-Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC-P
3 - Cláudio Bezerra Leopoldino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
4 - Josimar Souza Costa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Ciências da Gestão

Reumo

Dar condições aos empregados para que desenvolvam competências pode proporcionar mais produtividade. Trata-se de fomentar o suporte organizacional à aprendizagem, que corresponde a estímulos materiais e psicossociais oferecidos pela organização para favorecer a aprendizagem de indivíduos no trabalho (Balarin; Zerbini; Martins, 2014). Tais suportes se relacionam com uma maior aprendizagem de competências por parte dos empregados, ou seja, mais aquisição de competências e transferência de tais competências, pelos indivíduos, ao trabalho (Correia-Lima et al., 2017).
O problema da presente pesquisa é: quais as relações entre suportes organizacionais à aprendizagem e aprendizagem de competência digitais em um banco público brasileiro? Tem-se por objetivo analisar as relações entre suportes organizacionais à aprendizagem (material e psicossocial) e aprendizagem individual (aquisição) de competências digitais em uma instituição financeira pública.
Entende-se por aprendizagem individual o processo de desenvolvimento por meio da aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes, e outras características (Noe; Clarke; Klein, 2014). Suporte organizacional à aprendizagem, em especial, corresponde a estímulos materiais e psicossociais, oferecidos pela organização para favorecer a aprendizagem de indivíduos no trabalho (Balarin; Zerbini; Martins, 2014; Leopoldino, 2012).
Trata-se de um estudo descritivo, inferencial e quantitativo que aborda as competências digitais destacadas no planejamento estratégico do banco público pesquisado. Após a coleta de 201 questionários, respondidos pelos funcionários, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, correlação e análise de regressão múltipla por meio do software SPSS 22.0.
Os resultados obtidos indicaram que houve percepção significativa de oferta de suportes materiais e psicossociais à aprendizagem. Percebeu-se, também, que as competências digitais almejadas pelo planejamento estratégico da instituição foram adquiridas em níveis significativos e que foram aplicadas no dia a dia de trabalho. Houve relação positiva tanto de suportes materiais (intensidade moderada), como de suportes psicossociais (intensidade fraca), com aquisição de competências digitais.
Tais achados reforçam a importância de promover um ambiente de trabalho com recursos materiais e psicossociais adequados orientados a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de competências digitais entre os funcionários.
CORREIA-LIMA, B. C.; LOIOLA, E.; PEREIRA, C. R.; GONDIM, S. M. G. Inventário de suporte à aprendizagem organizacional: desenvolvimento e evidências de validação. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 710-729, set./out. 2017. SEIDL, J.; LEANDRO-FRANÇA, C.; MURTA, S. G. Avaliação de impacto e suporte de um curso de preparação para aposentadoria. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 18, n. 4, p. 494-502, 2018.