Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: um estudo de caso no Núcleo Regional de Administração 10 das Fatecs
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Palavras Chave

Competências gerenciais
Setor público
Instituição de ensino superior

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - Beatriz Arena
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
2 - Cristina Lourenço Ubeda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) - Curso de Administração

Reumo

No contexto brasileiro, a gestão de pessoas por competências mostra-se uma forma eficiente para aprimorar a qualidade do serviço público, por meio de processos de desenvolvimento de pessoas e das competências necessárias para melhor atuação profissional dos indivíduos. Tratando-se de gestores, ocupantes de funções de chefia, as competências gerenciais, para podem ser compreendidas como a mobilização de saberes necessários ao contexto da ação gerencial.
Este artigo tem como objetivo mapear as competências gerenciais importantes para guiar o plano de desenvolvimento dos diretores de serviços administrativos no Núcleo Regional de Administração (NRA) 10 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), no cumprimento de suas atribuições.
As competências dos gestores ou competências gerenciais podem ser compreendidas a mobilização de saberes (saber, saber agir e saber ser), como proposto por Boterf (2003), requeridos pelo contexto da ação gerencial para ocupantes de funções de chefia e responsabilidade técnica. Consequentemente, há uma grande diversidade de categorizações nos estudos de competências gerenciais, tentativas de desenvolver modelos e inúmeras escalas/modelos para identificar competências. Este estudo guia-se pelos modelos de Quinn et al. (2003) e Odelius (2022).
Este estudo descritivo e de abordagem mista – qualitativa e quantitativa, utiliza o método de pesquisa utilizado é o estudo de caso único, uma vez que se pretende investigar, empiricamente, um determinado fenômeno contemporâneo dentro de um contexto de vida real. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, entrevista semiestruturada com uma coordenadora de projetos de Desenvolvimento de Pessoas da Unidade de Recursos Humanos e questionário online aplicado a 85% dos diretores de serviços administrativos do Núcleo Regional de Administração 10.
Os resultados indicam que (i) os diretores atribuíram alto grau de importância para todas as 28 competências dos modelos teóricos estudados, com prevalência às competências dos modelos de metas racionais e das relações humanas e do fator de interesse público e que (ii) o mapeamento de competências da instituição é resultado de seu interesse em se adequar a legislação.
A partir da discussão do estudo de caso, identifica-se que o mapeamento de competências vem sendo construído com muita dificuldade desde 2019. O mapeamento deste estudo propõe associar as competências gerenciais presentes no quadro de competências utilizado na avaliação de desempenho do NRA 10 com as competências gerencias dos modelos de Quinn et al. (2003 e de Freitas e Odelius (2022) e as novas competências apontadas pelos diretores de serviços administrativos.
FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Escala de competências gerenciais para o setor público. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, n. 2, p. 218-233, 2022. PAZ, Luísa Magalhães Coelho Ávila; ODELIUS, Catarina Cecília. Escala de competências gerenciais em um contexto de gestão pública: desenvolvimento e evidências de validação. Organizações & Sociedade, v. 28, p. 370-397, 2021. QUINN, Robert E. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Elsevier, 2003.