Tomada de decisão estratégica para compra e venda de gado: Estudo de caso sobre seleção de cenários por meio do método Analytic Hierarchy Process e simulações de custos e receitas
Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas
Autores
Nome
1 - Lívia Marques Benez Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
2 - Eduardo Cassettari Monteferrante Universidade de São Paulo ESALQ - ESALQ, Departamento de Economia, Administração e Sociologia
3 - Thiago Guilherme Péra UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
Reumo
O Brasil é o principal produtor de carne bovina do mundo e o estado de São Paulo se destaca pela qualidade da carne. Uma tática comercial importante para melhorar a qualidade das carcaças produzidas é o confinamento, que consiste em comprar animal jovem, engordá-lo e vender o boi gordo para o frigorífico. Porém, o confinador possui diversas opções de criadores para comprar bezerros e de frigoríficos para vender o boi gordo.
O confinador precisa escolher de qual criador irá comprar o bezerro e para qual frigorífico irá vender o boi gordo. A escolha é pautada em parâmetros qualitativos e quantitativos, como preço, peso médio, escore corporal, rendimento de carcaça, distância, raça, possibilidade de apartação de refugos, quantidade de animais, corretagem e formas de pagamento. Os objetivos deste estudo são examinar os custos e as receitas do confinador dependendo das opções de criadores e frigoríficos disponíveis, realizar análise de sensibilidade dos parâmetros envolvidos e avaliar as preferências do confinador.
O confinamento é uma atividade agropecuária que está sujeita a incertezas. Assim, não é possível assegurar que as expectativas a respeito dos custos e receitas esperados pelos diferentes criadores e frigoríficos serão concretizadas exatamente conforme o esperado no momento da compra ou da venda. Portanto, a análise econômica deve considerar os riscos e simular cenários. Ainda, avaliar as preferências do confinador significa entender o processo de tomada de decisão, e o método Analytic Hierarchy Process (AHP) é bastante utilizado nesses casos.
Cada criador e frigorífico possuem características distintas para a venda e compra dos animais que foram obtidas no mês de maio de 2024 na região oeste do Estado de São Paulo. Os custos e receitas foram calculados para cada criador e frigorífico. Foram realizadas três mil simulações de cenários de custos e receitas variando os parâmetros. Com os resultados das simulações, foram realizadas regressões múltiplas para verificar o impacto dos parâmetros nos resultados. A análise AHP foi realizada por entrevista ao confinador identificando o grau de importância de cada parâmetro.
O custo por quilo do bezerro pode variar de R$8,40 a R$12,00 e, no cenário base, o criador C foi o mais vantajoso financeiramente. A receita por cabeça de boi gordo pode variar de R$3.600,00 a R$5.100,00 e, no cenário base, o frigorífico A é o mais vantajoso financeiramente. Devido a critérios qualitativos, preferência do confinador foi pela venda ao frigorífico B e pela compra do criador A.
Os resultados da simulação podem ajudar o produtor na tomada de decisão em relação aos parâmetros quantitativos identificando os resultados mais vantajosos financeiramente, mas os fatores qualitativos podem impactar na decisão final fazendo o produtor não escolher aquela que minimiza o custo ou maximiza a receita.
COSTA JUNIOR, C., R. S. et al. Brazilian beef cattle feedlot manure management: A country survey. Journal of Animal Science, Cary, v. 91, p. 1811-1818, abr. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.2527/jas.2012-5603. Acesso em: 20 mai. 2024.
CONTADOR, C. R. Projetos sociais: avaliação e prática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 375p.
RIBEIRO, M. C. de C. R.; ALVES, A. da S. Aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP) com a mensuração absoluta num problema de seleção qualitativa. Sistemas & Gestão, Niterói, v. 11, n. 3, p. 270-281, nov. 2016.