CLIENTE FIEL: uma análise da satisfação e estratégias a serem adotadas para captar e manter clientes ativos em uma empresa de produtos para panificação em Timbiras-MA
1 - ANDRESSA LIMA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - CAMPUS UEMA-CODÓ
2 - INACIO FERREIRA FAÇANHA NETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - CAMPUS UEMA-CODÓ
3 - Irlane Regina Moraes Novaes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Reumo
O avanço tecnológico e a complexidade do mercado exigem que empresas otimizem seu relacionamento com clientes para garantir satisfação. Este estudo investiga a satisfação e fidelização dos clientes de uma empresa de panificação em Timbiras-MA. Objetivos: analisar a satisfação e fidelização, identificar fatores que influenciam a satisfação, evidenciar a importância da satisfação para o sucesso das empresas e verificar estratégias de captação e manutenção de clientes.
A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Qual o nível de satisfação e fidelização dos clientes com os produtos e serviços de uma empresa de panificação em Timbiras-MA? O objetivo geral é analisar a satisfação e fidelização dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Os objetivos específicos são: identificar os fatores que influenciam a satisfação do cliente, evidenciar a importância da satisfação para o sucesso das empresas e verificar estratégias eficazes para captar e manter clientes
O referencial teórico aborda conceitos de produtos, serviços e qualidade. Destaca a importância da satisfação do cliente e estratégias de fidelização. Produtos são definidos por atributos tangíveis e intangíveis que satisfazem necessidades. Serviços são intangíveis, variáveis e perecíveis, demandando estratégias específicas. Qualidade envolve atender expectativas do cliente e é crucial para a sobrevivência empresarial, utilizando ferramentas como Ciclo PDCA e diagrama de Ishikawa para melhorias contínuas.
A pesquisa, exploratória e bibliográfica, usou abordagem qualiquantitativa e descritiva. Coletou dados primários via questionário no Google Forms, aplicado a 50 clientes de uma empresa de panificação em Timbiras-MA. O questionário, com 13 perguntas abertas e fechadas, buscou entender o perfil dos clientes e fatores que influenciam sua satisfação e decisão de compra. Os dados foram analisados por meio de gráficos e tabelas, proporcionando insights detalhados sobre a satisfação e fidelização dos clientes.
A pesquisa revelou que a maioria dos clientes conheceu a empresa por indicações, destacando a importância do marketing boca a boca. Qualidade dos produtos foi o principal atrativo, seguido por preço e atendimento ao cliente. A satisfação geral foi alta, com 78% satisfeitos e 8% muito satisfeitos. A pesquisa evidenciou a necessidade de feedback contínuo para melhorias e destacou a importância de estratégias de marketing para atrair e reter clientes.
A pesquisa confirma a importância do marketing de indicação e presença nas redes sociais para atrair clientes. Qualidade dos produtos e atendimento são cruciais para a satisfação e fidelização. Implementar um sistema de feedback contínuo é essencial para melhorias constantes. Estratégias de marketing eficientes fortalecem a relação com clientes e garantem o sucesso empresarial, destacando-se no mercado competitivo.
ALBUQUERQUE, Teyla Santos; COELHO, Fernando; Dias, Raul. Qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial na Clínica Veras. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2020.
ALMEIDA, Rafael Lucchesi De; ROIC, Ernani. Aplicabilidade Da Ferramenta De Qualidade Ishikawa Em Conjunto Com FMEA. Oswaldo Cruz, 2019. Disponível em:. Acesso em: 17 fev. 2024.
ALMEIDA, Renan Torquato; JOHNNY, Loos Mauricio. Utilização da ferramenta Kaizen em uma indústria de alimentos e seus ganhos. Bauru Vol. 15, Ed. 1, (2020): 23