Resumo

Título do Artigo

AULAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NO ENSINO DE TEMAS INOVADORES PARA ALUNOS AVANÇADOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem transformadora
Alunos avançados
Inovação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Andre Lozano Ferreira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Denis Forte
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

O estudo teve por objetivo analisar uma abordagem reflexiva de ensino em temas inovadores para alunos avançados: as aulas experimentais. Considerando que a inovação digital é fundamentada nas tecnologias modernas, novas abordagens são necessárias para gerar conhecimento e fomentar a aprendizagem transformadora. A necessidade de desenvolvimento de um nível de consciência superior, demanda novas aprendizagens. Surge, assim, a necessidade de os indivíduos desenvolverem um pensamento crítico e o raciocínio analítico. A aprendizagem transformadora e de alunos avançados sustentam este estudo.
Um número crescente de universidades está a envolver-se em projetos cocriativos. Muitos destes projetos empregam abordagens experimentais. Diante da real necessidade de aplicação de uma abordagem reflexiva em temas inovadores, surge a pergunta: Como contribuir para o ensino de temas inovadores, utilizando a teoria da aprendizagem transformadora com alunos avançados em uma disciplina de mestrado ou doutorado? Assim, o estudo teve por objetivo analisar uma abordagem reflexiva de ensino em temas inovadores para alunos avançados: as aulas experimentais.
Para este estudo, foram apropriados e adaptados conceitos e estudos que relacionam a aprendizagem transformadora (o papel da reflexão crítica) para alunos avançados, ou seja, alunos adultos com especialização e maturidade sobre os temas discutidos e apresentados em sala de aula, considerando o contexto e o dinamismo do mundo digital, com foco na inovação educacional e na colaboração. Facilitar a aprendizagem colaborativa é fundamental nos módulos de aprendizagem transformadora.
No estudo, foi analisada a abordagem reflexiva no ensino de temas inovadores para alunos avançados, as aulas experimentais, por meio de um estudo de caso. O estudo de caso foi baseado na disciplina de Digital Finance, ministrada no período de 19/02/2024 a 16/04/2024, no curso Doutorado da pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para a coleta de dados, foi escolhida a entrevista de campo. Foram realizadas oito entrevistas online com os alunos envolvidos no tema. Um roteiro de entrevista semiestruturado foi elaborado com base no objetivo do estudo.
Foi realizada a análise dos depoimentos com significados e organização do material em segmentos de acordo com a análise temática, para dar sentido às informações coletadas, foram definidas as categorias e códigos. Observando a codificação, pode-se identificar os relacionamentos entre os códigos, como contribuição x desafio, inovação x desenvolvimento do conhecimento, discussões profundas x desenvolvimento do conhecimento, discussões profundas x participação ativa, desenvolvimento do conhecimento x contrapontos e desenvolvimento do conhecimento x contribuições.
Os resultados mostram que os fatores de sucesso para o estudo estão relacionados ao fato de as aulas tratarem de temas inovadores, os alunos possuírem conhecimento prévio ou realizarem uma preparação antecipada, contribuições diversas, gerando uma participação efetiva nas aulas, fundamentados por uma análise crítica. O papel do professor também evolui para o de um pesquisador, com a reflexão dos participantes à luz de suas leituras e conhecimentos prévios em relação às aulas com agentes externos, gerando em sala de aula um saber construído e compartilhado socialmente.
Closs, L. Q., & Antonello, C. S. (2014). Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. RAM, 15(3), 221–252. Mezirow, J. (2000). Learning to think like an adult: Core concepts of transformation theory. . . Mezirow & Associates, eds. Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress, 3–33. Vaquero-Diego, M., & López-Vázquez, B. (2022). An opportunity for transformative learning in higher education through virtual teaching innovation. Journal of Management and Business Education, 5(3), 231–246.