Resumo

Título do Artigo

CHATGPT: Uma análise crítico-empírica para o ensino de Teoria da Contabilidade
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência Artificial
Teoria da Contabilidade
Ensino

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Simone Alves da Costa
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Ciências Contábeis
2 - Larissa da Conceição Nunes
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco

Reumo

O ChatGPT parece ser uma das ferramentas mais promissoras de IA. No campo de ensino das Ciências Contábeis, foi publicada a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de março de 2024 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Na proposta da DCN, consta o desenvolvimento de competências vinculadas ao que se conhece como soft skills, mais ligadas à atuação profissional do que à parte técnica propriamente dita. Dentre elas, o estímulo ao pensamento crítico (Brasil, 2024).
Considerando, a emergência da tecnologia, aqui especialmente a IA, e sua preponderância na nova DCN, bem como a necessidade de inserção adequada de novas ferramentas tecnológicas aos processos de ensino, o presente artigo tem por objetivo verificar a contribuição do uso do ChatGPT para o ensino de Teoria da Contabilidade. Por apresentar uma carga teórica e conceitual, a disciplina de Teoria da Contabilidade é uma das vertentes mais apropriadas dentro das Ciências Contábeis para desenvolver a competência relacionada ao pensamento crítico.
Kalla et al. (2023) apresentam como vantagens do ChatGPT a capacidade de gerar respostas em linguagem natural rapidamente e lidar com grande volume de conversas. Sobre as desvantagens, eles citam o potencial de parcialidade em suas respostas, pois é treinado por meio de grandes conjuntos de dados que podem conter preconceitos e imprecisões e perpetuar estereótipos ou discriminações. Fuchs (2023) apresenta desafios para a implementação da tecnologia, tais como qualidade, diversidade e complexidade dos dados de consulta e de entrada fornecidos pelos alunos, considerando o uso acadêmico.
36 alunos foram submetidos a uma atividade em 2 etapas. A primeira consistiu em dividir grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo deveria responder o questionário ao final dos capítulos 11 a 13 de Iudícibus (2023). Paralelamente, os alunos deveriam usar o ChatGPT e outras fontes de dados, se necessário. O objetivo da atividade era comparar e avaliar as respostas obtidas pelas fontes mencionadas, observando mais profundamente as respostas apresentadas pelo ChatGPT, uma vez que geralmente se atribui uma confiança exagerada às respostas apresentadas pela IA.
O ChatGPT é mais assertivo em questões teóricas e conceituais, em detrimento a questões complexas e subjetivas. A despeito de sua linguagem convincente, houve alguns equívocos ou superficialidade nas respostas, o que pode ser prejudicial à assimilação de um conteúdo. No entanto, ao perceber a insuficiência da tecnologia como fonte de consulta, bem como suas limitações, os alunos evidenciaram a necessidade de ampliar a consulta a fontes confiáveis.
No geral, o ChatGPT se mostrou uma ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, simplificando informações que por vezes são complexas ou de grande volume. O acesso facilitado ao conteúdo, bem como a conceitos iniciais de um tema, foram tidos como bons usos para a ferramenta. Já questões relacionadas ao aprofundamento dos assuntos, necessidade de conhecimento prévio dos temas para saber direcionar a ferramenta, direitos autorais e compartilhamento de informações, foram tidas como desvantagens ou pontos nebulosos para uso do ChatGPT.
FUCHS, K. Exploring the opportunities and challenges of NLP models in higher education: is Chat GPT a blessing or a curse?. Frontiers in Education, Mai. 2023. IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2023. KALLA, D.; KURAKU, S.; SMITH, N.; SAMAAH, F. Study and Analysis of Chat GPT and its Impact on Different Fields of Study. International Journal of Innovative Science and Research Technology, vol. 8, n. 3, 2023.