Ensino para o Empreendedorismo
Intenção Empreendedora
Empreendedorismo
Área
Empreendedorismo
Tema
A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Simone Costa da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM) - Manacapuru
2 - Maria Jose Aguilar Madeira NECE-UBI Research Centre and University of Beira Interior - NECE - UBI Research Centre
Reumo
O empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo.
Atendendo aos aspetos apontados e aos desafios dos investigadores deste campo de atuação e devido a poucos estudos direcionados a este grupo específico de estudantes, a presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes.
Na Fundamentação teórica, foram abordados a definição de Empreendedorismo, Características Empreendedoras e Determinantes, em seguida, Intenção Empreendedora e A Teoria do Comportamento Planejado, e por fim, Ensino para o Empreendedorismo (EE).
O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil.
Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.
Concluiu-se que o ensino para o empreendedorismo influencia positivamente na intenção empreendedora de estudantes de cursos profissionalizantes. A amostra foi constituída por estudantes de diferentes áreas profissionalizantes, modalidade integrada e subsequente, onde se destacaram no estudo os cursos de Administração e Informática.
AJZEN, I. (1988). Attitudes, personality, and behavior, Dorsey, Chicago.
ARRUTI, A., & PANOS-CASTRO, J. (2020). International entrepreneurship education for pre-service teachers: a longitudinal study. Education+ Training, 62(7/8) 825–41.
Commission of the European Communities (2003), Green Paper: Entrepreneurship in Europe, Commission of the European Communities, Brussels.
MOTTA, V. F., & GALINA, S. V. R. (2023). Experiential learning in entrepreneurship education: A systematic literature review. Teaching and Teacher Education, 121, 103919.