Resumo

Título do Artigo

Planejamento Estratégico como metodologia gerencial interativa: o caso de uma Cooperativa de Crédito
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Palavras Chave

Planejamento estratégico
Cooperativas
Metodologia transformacional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Elaine Calesella
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Ead
2 - Beatriz Lima Zanoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Centro de Estudos Sociais Aplicados

Reumo

Parte-se do pressuposto que o planejamento estratégico oportuniza mudanças nos modelos mentais das pessoas que compõem as organizações, favorecendo a melhoria no desempenho organizacional. Dentre os mais diversos tipos de organizações em que o planejamento pode ser elaborado, destacam-se aqui as cooperativas, ou seja, associação de pessoas que de forma voluntária se uniram para realizar um objetivo comum, e são administradas e controladas de modo democrático.
Compreender o impacto proporcionado pela implementação do Planejamento Estratégico em uma Cooperativa de Crédito
As cooperativas, historicamente, unem grupos de pessoas com interesses comuns. Dentre os sete ramos existentes de cooperativas - agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho, produção e bens e serviços; e transporte - encontram-se públicos que buscam serviços de qualidade que atribuam melhores resultados aos seus negócios. Assim, destaca-se a importância da busca organizacional por um melhor desempenho. Um dos caminhos para que isso aconteça é a partir da elaboração do planejamento estratégico. Conceito aqui abordado enquanto uma metodologia gerencial interativa.
Diante do interesse de compreender os impactos do planejamento estratégico, essa pesquisa se orienta por uma abordagem metodológica mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, e classifica-se como descritiva-exploratória. Em relação à estratégia de pesquisa, foi adotado o estudo de caso. Como local de pesquisa, optou-se por acessar uma das Cooperativas mais tradicionais do país, com um olhar específico para uma de suas agências, a Alfa 3027, localizada na região do Circuito das Águas Paulistas. Para isso, como instrumento de coleta foram realizadas entrevistas e pesquisa documental.
Os resultados apresentados convergem com discussões teóricas, as quais destacam que o maior produto de um planejamento estratégico não é o plano estratégico em si, mas a mudança organizacional proporcionada pelo processo. Neste caso, especificamente, a eficiência refletiu-se nos números financeiros e no engajamento dos funcionários da Cooperativa. Assim, entende-se que o sistema de comunicação e uma gestão mais participativa na organização exercem influência direta na execução do Planejamento Estratégico.
Destaca-se o Planejamento Estratégico como uma ferramenta relevante não só em sua dimensão estratégica, mas como elemento fundamental no processo de mudança organizacional. Seu formato aberto a reconstruções, alinha-se aos formatos das organizações contemporâneas, cada vez mais vulneráveis às forças e pressões externas e cada vez mais atentas às necessidades de mudanças diante das exigências do mercado e da sociedade. O planejamento estratégico oferece para as organizações a oportunidade de uma mudança planejada, que oportuniza a sustentabilidade e perenidade organizacional.
Ansoff, H. I. 1977. Estratégia empresarial. Editora McGraw-Hill do Brasil, São Paulo, SP, Brasil. Kuazaqui, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122523. Matias-Pereira, J. Curso de Administração Estratégica: Foco no Planejamento Estratégico. Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 9786559772322. Ronkoski, J. 2021. Cooperativismo: avaliação do processo de capacitação profissional nas Cooperativas Agropecuárias no Paraná. Editora Dialética, São Paulo, SP, Brasil.