Traço de personalidade
Psicologia
Revisão sistemática.
Área
Turismo e Hospitalidade
Tema
Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade
Autores
Nome
1 - Vitória Eduarda Pedrosa Avelino PPGTUR-EACH-USP - EACH
2 - Eduardo Silva Sant'Anna ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES - GPP - EACH - USP - PPGTUR
3 - Romário Loffredo de Oliveira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
Reumo
O estudo da personalidade é essencial na psicologia para entender como as pessoas agem, pensam e sentem consistentemente. Ajuda a prever comportamentos em diferentes áreas como psicologia clínica, organizacional e social. Recentemente, a personalidade dos turistas tem sido explorada, influenciando suas escolhas de destinos e comportamentos de viagem. Compreender essa relação é importante para a indústria do turismo e abre oportunidades para pesquisas futuras.
A personalidade dos turistas pode ser um fator que influencia seus comportamentos e preferências de viagem e seu estudo tem crescido no campo do Turismo. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre a personalidade de turistas. Para alcançar tal proposta, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, a fim de identificar padrões, tendências e possíveis lacunas. Para este levantamento foram buscados os termos “tourist” e “personality” na base de dados Scopus.
Diferentes teorias se desenvolveram na Psicologia entre os séculos XIX e XX, para explicar a personalidade humana, desde o modelo psicodinâmico de Freud até abordagens humanistas e comportamentais (Gazzaniga et al., 2018). A personalidade compreende “o modo característico como uma pessoa sente, pensa, reage, se comporta e se relaciona com as outras pessoas” (Widiger, 2011, p. 103). No Turismo, o estudo da personalidade têm mostrado que diferentes traços de personalidade podem levar a escolhas distintas de destinos e atividades turísticas.
Com base na seleção final de 81 artigos, foi realizado um estudo bibliométrico e uma análise qualitativa abordando abordagens teóricas, aspectos metodológicos e agendas de pesquisa. Observou-se um crescimento no número de publicações sobre a temática nos últimos anos. Identificamos cinco abordagens principais para o estudo da personalidade no turismo: 1) Teoria dos Cinco Grandes Fatores; 2) Traços Relacionados à Alimentação; 3) Modelo Psicográfico de Stanley Plog; 4) Tríade Obscura da Personalidade e; 5) Classificação de Tendências de Personalidade Diversas.
Predomina na literatura o Modelo de Cinco Fatores, ou Big Five, a principal corrente de estudos da personalidade, para descrever a personalidade de turistas. Outras perspectivas incluíram traços de personalidade relacionados à alimentação, à tríade obscura e aos tipos psicográficos de Plog. A predominância do Big Five também se estendeu aos métodos das pesquisas, que usaram várias escalas para estudar padrões de pensamento e comportamento dos turistas. Devido à consolidação teórico-metodológica, a maioria das pesquisas foram quantitativas, utilizando o método survey.
Gazzaniga, M., Heatherton, T., & Halpern, D. (2017). Ciência psicológica. Artmed Editora.
Widiger, T. A. & Costa, P. T. (2013). Personality disorders and the five-factor model of personality (3rd ed.). American Psychological Association.