Resumo

Título do Artigo

Proposta de método para mapeamento de Competências Digitais para o mundo do trabalho
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Palavras Chave

Competências
Competências Digitais
Mapeamento de Competências Digitais

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Inovação em Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Leandro Péterson Silva Vital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas
2 - Luis Carlos Zucatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES

Reumo

A Transformação Digital (TD) é um processo que é capaz de melhorar uma entidade (Vial, 2019), envolve três pilares: pessoas, processos e tecnologias e exige uma cultura de inovação. Considerando a relevância da performance humana na TD, exigem-se as competências digitais (CD), sobretudo no contexto organizacional, conceito que transpõe a ideia de uso das tecnologias. Portanto, mapear as CD revela-se estratégia valiosa para a TD enquanto catalisadora do “sucesso ou fracasso de empresas na era digital” (Costa et al., 2023, p. 11485).
No contexto de novas competências e habilidades requeridas para o desempenho em um mundo onde a tecnologia se faz onipresente, reside o objetivo deste estudo: propor um método que possibilite a elaboração de um instrumento de mapeamento de CDs no âmbito profissional, visando contribuir para a lacuna de trabalhos acadêmicos-científicos nesse tema específico.
Esta pesquisa se alicerça nos conceitos de competências, entendido pelas dimensões conhecimentos, habilidades e atitudes; de competências digitais (CD) enquanto um “metatermo que inclui capacidades para além da mera aprendizagem de como manipular a tecnologia computacional” (Romaní, 2012, p. 858); e no DigComp 2.2 como um modelo orientativo de mapeamento de CD.
Norteada por uma codificação indutiva típica do Método Gioia, esta pesquisa apresentou proposta de mapeamento de CD a partir da concatenação dos elementos de 1ª (coleta de campo - estudo profundo das atividades/atribuições) e 2ª (representada pelo DigComp 2.2 como fonte segura e abrangente de CD ) ordens que resultaram em um modelo processual de campo composto por 4 etapas: elaboração da escala de avaliação, quantificação do nível de proficiência em CD, elaboração da “Roda das Competências Digitais Ideal” e a elaboração dos exemplos ilustrativos de uso das CD.
Observou-se a importância de adequação das organizações aos movimentos e transformações dos paradigmas sociais e tecnológicos diante de uma realidade multifacetada de gerações mais ou menos usuárias de tecnologias digitais. É uma limitação da pesquisa certa subjetividade dos pesquisadores na condução do método proposto, mas que confere flexibilidade valiosa para atender as idiossincrasias das diferentes organizações. Para pesquisas futuras, que ambientes digitais sejam criados para a aplicação de instrumentos de mapeamento e avaliação de CD e processamento automático de resultados.
COSTA, G. M. et al. Um ensaio sobre framework para transformação digital. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 14, n. 7, p. 11483–11504, 2023. Acesso em: 2 jul. 2024. ROMANÍ, C. C. Explorando tendências para a educação no Século XXI. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 848-867, 2012. Acesso em: 02 jan. 2023. VIAL, G. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118-144, 2019. Acesso em: 10 jan. 2024.