Resumo

Título do Artigo

TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE DA INFORMAÇÃO PÚBLICA: uma análise sob a perspectiva do cidadão
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Palavras Chave

Transparência pública
Qualidade das informações.
Informação pública

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Amanda Martins Nicolau
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - SEDE
2 - Flavio Perazzo Barbosa Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Gestão Pública

Reumo

As tecnologias da informação e comunicação propiciaram avanços significativos no tocante a publicidade e a transparência das ações no âmbito da gestão pública.Entretanto, para fomentar o controle social da gestão pública é necessário que as informações disponibilizadas à sociedade sejam de boa qualidade.A presente pesquisa avalia o nível da qualidade das informações do portal da transparência do Governo Federal Brasileiro pela perspectiva dos cidadãos.Esta pesquisa destaca a importância da mensuração da qualidade das informações disponibilizadas pelos portais de transparência do setor público.
O objetivo desta pesquisa foi verificar a qualidade das informações fornecidas pelo setor público à sociedade, de modo a responder a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores influenciam a qualidade das informações fornecidas no portal de transparência do setor público em âmbito federal, sob a perspectiva do cidadão?
O referencial teórico deste trabalho aborda o tema controle social no Brasil, transparência e acesso à informação pública e qualidade da informação visando identificar elementos para construção de um modelo baseado nos modelos PSP/IQ (Model as the Product and Service Performance Model for Information Quality) proposto por Kahn, Strong e Wang (2002) e do modelo de pesquisa AIMQ (Methodology for Information Quality Assessment) de Lee et al. (2002).
Após adaptar os modelos PSP/IQ e AIMQ foi aplicado um questionário com 28 itens distribuídos nas dimensões: confiabilidade, relevância, apresentação, atualidade, completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade, avaliados por uma escala Likert de 11 pontos. O perfil escolhido foram cidadãos brasileiros. A coleta de dados foi realizada pelo Google Forms e divulgada via Instagram, WhatsApp, e-mail, comunidade acadêmica de diversas universidades brasileiras e e-mails institucionais de empresas e órgãos públicos.
A pesquisa contou com 240 respondentes e obteve 217 respostas válidas. A qualidade das informações publicadas no portal da transparência do governo federal apresentou média 7,11. Os construtos: completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade apresentaram médias inferiores a 7,0 sugerindo necessidade de melhorias nesses aspectos das informações. O modelo proposto nesta pesquisa apresentou validade convergente, consistência interna e validade discriminante.
Os resultados indicam que a qualidade das informações no portal de transparência do governo federal é regular. Os atributos que influenciam a percepção da qualidade são: completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade. Portanto, é crucial que os fornecedores de informações se esforcem para que os dados publicados sejam completos, úteis, compreensíveis e interpretáveis. Embora a percepção de qualidade seja difícil de medir e controlar, essa mensuração é essencial para a eficácia das políticas de transparência pública, direcionando melhorias na divulgação das informações.
LEE, Yang W. et al. AIMQ: a methodology for information quality assessment. Information & Management, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 133–146, 2002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378720602000435. Acesso em: 8 out. 2023. WANG, Richard Y.; STRONG, Diane M. Beyond accuracy: what data quality means to data consumers. Journal of Management Information Systems, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 5–33, 1996. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40398176.