1 - Natalia Alves Tavares UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias
2 - Patricia Barcellos UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias
Reumo
O panorama do Ensino Superior no Brasil é diversificado, com modalidades presencial, Ensino a Distância (EAD) e semipresencial. Desde 2018, o EAD tem crescido, com um aumento de 23,8% nas vagas entre 2020 e 2021, enquanto o ensino presencial teve uma queda de 2,8% no mesmo período. Instituições públicas ofertam 6% das vagas de EAD. O curso de Administração se destaca em todas as modalidades, sendo um dos mais procurados no Brasil. Para avaliar o aprendizado dos alunos, o governo aplica o ENADE, cujas edições mais recentes para o curso de Administração foram em 2018 e 2022.
Com a finalidade de entender o cenário acadêmico do ensino superior do curso de Administração, o presente estudo contribui para a compreensão da aprendizagem, desenvolvimento e realidade dos estudantes nas modalidades presencial e EAD. O objetivo principal é analisar e comparar a percepção dos alunos de uma mesma instituição federal, em diferentes modalidades, em relação às oportunidades recebidas para a aprendizagem e a infraestrutura a partir do questionário dos estudantes do ENADE 2018 e ENADE 2022.
A fundamentação teórica do presente artigo baseia-se na premissa de que a existência de universidades públicas de qualidade é fundamental para a democratização do acesso ao ensino superior e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa. Elas proporcionam oportunidades e fomentam a produção de conhecimento e inovação. Além disso, as universidades públicas desempenham um papel crucial na formação de profissionais qualificados que contribuem para o progresso econômico, social e cultural do país (SANTOS; ALMEIDA, 2008).
Neste estudo comparativo entre as edições do ENADE de 2018 e 2022 para o curso de Administração da UFRRJ, nas modalidades presencial e EAD, foram feitas comparações do desempenho do curso no mesmo ano e na mesma área de conhecimento. Ao contrário do que esperado, a percepção dos alunos em relação ao aprendizado não apresentou mudanças significativas, tanto no ensino presencial quanto no EAD. As respostas em relação à adequação das atividades práticas e à infraestrutura física das salas de aula mostraram variações ao longo dos anos.
O ENADE 2018 e 2022 evidencia como as modalidades de ensino, presencial e EAD, impactaram a vida acadêmica dos alunos. Embora o ensino tradicional tenha vantagens, o EAD consolidou-se como uma alternativa, facilitando o acesso ao ensino superior. As percepções dos alunos ressaltam a necessidade de uma infraestrutura adequada e de metodologias que integrem teoria e prática. Em ambas as modalidades, as disciplinas e metodologias empregadas contribuíram significativamente para a formação dos alunos, ampliando suas capacidades de comunicação e de competências reflexivas e críticas.
CENSO DA EDUAÇÃO SUPERIOR – Disponível em: Acesso em: 06/11/2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Almedina, 2008.